COLARI: 24º Encontro de Produtores de Leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dentro da programação da 3ª Festa da Padroeira e 2ª Festa do Café, foi realizada na Associação Rural de Mandaguari, no dia 10 de outubro, o 24º Encontro de Produtores de Leite da Colari. Diversas autoridades, entre as quais o governador do Paraná em exercício, Orlando Pessuti, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e o secretário do Emprego, Trabalho e Promoção Social, Nelson Garcia, prestigiaram o evento.
Pequeno agricultor - O presidente da Colari, Newton Goy Kimura, abriu o encontro, agradecendo a presença de cooperados e autoridades. O presidente da Confepar, Renato José Beleze, também se pronunciou e aproveitou para parabenizar o secretário Bianchini pelos programas que o Governo do Estado vêm fazendo em prol do pequeno agricultor. Em entrevista, o governador licenciado Orlando Pessuti ressaltou a importância da união entre cooperativas e Governo do Estado. "O produtor rural, cada vez mais, tem que buscar a organização associativa ou cooperativa, porque sozinho nenhum produtor terá êxito em sua atividade. Sem as parcerias, eventos como o de hoje não aconteceriam."
Palestras - Fernando de Oliveira Bueno, engenheiro agrônomo da Confepar, abriu o ciclo de palestras, explicando aos associados da Colari como funcionam os dois centros de recria que a Confepar instalou em Jandaia do Sul e em Iguaraçu. Logo depois, o presidente da Sicredi Agroempresarial, Agnaldo Esteves, relatou sobre a parceria entre Colari e Sicredi. Entre os assuntos abordados, Esteves lembrou de como é importante a união das cooperativas.
Mercado lácteo - O engenheiro agrônomo e mestre em ciência animal e pastagens Marcelo Pereira de Carvalho também proferiu palestra, expondo aos produtores a situação atual do mercado lácteo no Brasil e no mundo.Entre outros assuntos, Carvalho, que também é diretor executivo da AgriPoint, explicou quais serão os maiores desafios para que laticínios e cooperativas de leite consigam manter esse bom momento do leite.
Torneio Leiteiro - Ao final do encontro, os associados da Colari conheceram os campeões do torneio leiteiro, proprietários das vacas e novilhas que mais produziram leite. O governador licenciado Orlando Pessuti entregou o troféu de 1º lugar na categoria novilha a José Eduardo Brenner Barreto, que representou sua mãe, Maria Regina Brenner Barreto, proprietária de Lucena, a novilha que produziu 48,8 kg de leite. Já na categoria vaca, o troféu foi entregue pelo governador a Sebastião Aparecido Jeronimo que, com o auxílio de sua mulher Célia Jeronimo, fez com que a vaca Adriana produzisse a excelente marca de 61,3 kg. Os tratadores da novilha e da vaca campeãs também foram lembrados e receberam uma medalha de honra ao mérito. Ao final, o tão esperado e tradicional banho de leite refrescou os campeões da 24ª edição do Torneio Leiteiro da Colari. (Imprensa Colari)