COMERCIALIZAÇÃO: Audiência discute políticas do governo para a cultura do milho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou hoje (20.11)  audiência pública para debater a importância, os desafios e as propostas relacionadas aos mecanismos de comercialização e sustentação de preços administrados pelo Ministério da Agricultura e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a cultura do milho. O analista econômico do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) Robson Mafioletti participou da audiência representado a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Mafioletti mostrou a situação das cooperativas em relação aos estoques elevados do milho e às dificuldades de exportação do produto. O analista também apresentou propostas para a viabilização do escoamento dos estoques.

Questionamento - A audiência foi proposta pela deputada Jusmari Oliveira (PR-BA). Segundo ela, diante da complexidade dos instrumentos de política agrícola utilizados pelo governo, é importante discutir sua eficácia. Ela quer também que o governo exponha o volume de recursos utilizados, as regiões e os produtos atendidos. A deputada também quer discutir a universalização das ações do governo, de forma que todos os produtores sejam alcançados.

Presenças - Entre outros, participaram do encontro, o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Ministério da Agricultura, Silvio Farmesi; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Eduardo Cruz Tavares; Alécio Maróstica, integrante da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt. (Com informações Agência Câmara)

Conteúdos Relacionados