COMÉRCIO EXTERIOR: Ministros Furlan e Gutierrez têm encontro de trabalho em Washington

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A simplificação para retirada do visto americano por parte de empresários brasileiros interessados em negócios naquele país; a formulação de estratégias para aumentar investimentos, e cooperação na área dos biocombustíveis são alguns dos assuntos a serem tratados na 2ª reunião do Mecanismo Informal de Consultas, no dia 7 de novembro, em Washington. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, estarão presentes ao encontro que tratará, ainda, dos avanços desta cooperação, em relação ao treinamento de funcionários brasileiros e americanos nas áreas de promoção comercial e registro de patentes. Na oportunidade, o ministro conversará com os jornalistas. Assinado em junho deste ano, o Mecanismo informal de consultas criou uma agenda de discussões entre técnicos dos dois países, visando o aumento de comércio e investimentos. Nesse sentido, os resultados já começam a aparecer. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por exemplo, organizou em setembro, junto com seu similar americano, o NIST, um Workshop a respeito dos biocombustíveis. Na oportunidade, o NIST acertou com o INMETRO organizar visitas para desenvolver programas de promoção de inovação, interando empresas americanas e nosso Instituto, além da constituição de um grupo de trabalho para estudar métodos de análise e propriedades relativas ao etanol.

Prioridades - A promoção de exportações e investimentos é outro assunto prioritário para o grupo. Técnicos brasileiros trabalham para que o visto americano seja facilitado a empresários que queiram viajar a negócios para o país. O tema segue em discussão e será tratado nessa reunião. No campo da facilitação de comércio, já esta em debate a participação dos serviços de entregas rápidas na competição das cadeias logísticas, assim como a definição, limitações de peso e volume. Para isso, a Receita Federal participará desta 2ª reunião do Mecanismo, e uma missão MDIC/RF irá a Washington na primeira quinzena de novembro, visitar a FEDEX e UPS,com o objetivo de conhecer os sistemas de controle das remessas expressas americanas. Em outubro, uma missão do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e do Serpro seguiu para os Estados Unidos para conhecer os laboratórios da USPTO. Já na segunda semana de dezembro, um grupo do USPTO (o INPI americano) é que estará no Brasil dando um curso a examinadores do INPI sobre exame de marcas e descrições de produtos.

Missões técnicas - Para o próximo ano, estão na pauta treinamentos para os novos examinadores brasileiros de patentes e a realização de missões técnicas para a troca de conhecimentos visando à formulação de projetos de sistema on-line para pedidos de patentes. Para 2007, uma videoconferência entre MDIC, Anvisa, Receita Federal e representantes do Departamento de Comércio americano, abordará melhorias na regulação das questões da cadeia farmacêutica, de carnes e de produtos siderúrgicos. A idéia é de que, no caso de carnes, por exemplo, não haja divergência de regulamentos que atrapalhem o comércio entre os dois países. (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

Conteúdos Relacionados