Comitiva da Fiep visita Porto de Rotterdam e destaca modelo de expansão portuária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dando continuidade à missão internacional que busca boas práticas em terminais portuários, a comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) visitou, na quarta-feira (05/11), o Porto de Rotterdam, na Holanda – o maior da Europa e um dos mais eficientes do mundo. A iniciativa integra a estratégia institucional da Fiep de coletar subsídios técnicos para fortalecer a defesa do aprimoramento da infraestrutura portuária paranaense.
Com mais de 600 anos de história, o Porto de Rotterdam é exemplo de modernização constante. Atualmente, movimenta cerca de 14 milhões de TEUs (unidade padrão de contêineres) por ano – quase nove vezes mais do que o Porto de Paranaguá, que registra uma movimentação de aproximadamente 1,6 milhão de TEUs anualmente. O volume total de cargas manipuladas chega a 440 milhões de toneladas, incluindo petróleo, carvão, minério de ferro e cargas conteinerizadas.
Visão de futuro
Entre os aspectos que mais chamaram a atenção da comitiva está a visão de futuro do porto holandês, que mantém uma estratégia contínua de expansão, inclusive com áreas recém-construídas destinadas a terminais de contêineres. Essas áreas foram planejadas com foco na fluidez logística, com acessos otimizados por rodovias, ferrovias e hidrovias, uma solução que permite o transporte de contêineres para o interior da Europa por meio de diversos modais de transporte, ampliando a capilaridade e competitividade das operações.
Outro destaque da visita foi a gestão da atracação. Rotterdam recebe, anualmente, 28 mil navios de grande porte e cerca de 90 mil barcaças. Mesmo com esse volume, 70% das embarcações conseguem atracar sem necessidade de espera superior a um dia, reflexo direto de uma infraestrutura portuária robusta, digitalizada e bem conectada com os demais modais logísticos.
A missão liderada pela Fiep tem como foco coletar subsídios para contribuir com o desenvolvimento portuário do Paraná. Na última segunda (03/11), a comitiva já havia visitado o London Gateway Port, na Inglaterra. Nessa quinta-feira (06/11), esteve em Antuérpia, na Bélgica, onde visitou mais um porto. A programação continua nesta sexta-feira (07/11), com reuniões em Bruxelas com a missão brasileira na Comunidade Europeia.
Grupo
Também integram o grupo o superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa; o superintendente da Cotriguaçu, Gilson Luiz Anizelli; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Juliano Vieira de Araujo; e o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e idealizador do projeto Destrava Logística, que tem o objetivo de buscar soluções para obras de infraestrutura que estejam paralisadas devido a ações judiciais. (Agência Fiep de Notícias)