COMUNICAÇÃO: Presidente da Cooptur fala para assessores de cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Cooperativa de Turismo do Paraná - Cooptur, Dick Carlos De Geus, falou na manhã desta terça-feira (13/12) para assessores de imprensa e comunicação das cooperativas paranaenses que participam, em Curitiba, na PUC-PR, do II Fórum de Jornalistas e Comunicadores promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR. Acompanhado do seu vice-presidente, Márcio de Sequeira e pelo secretário geral, Márcio Canto de Miranda, De Geus fez uma rápida apresentação da Cooptur e das possibilidades de parceria com outras cooperativas para que oportunizem aos seus cooperados uma viagem cultural, gastronômica e de intercooperação pela região dos Campos Gerais, onde ficam localizadas as cooperativas que integram o - Roteiro dos Imigrantes - . Segundo ele, a cooperativa foi formada pelas seis cooperativas que integram o circuito: Witmasum, de Palmeira; Batavo, de Carambeí; Castrolanda, de Castro; Capal, de Arapoti; Camp, de Prudentópolis; e Agrária, de Entre Rios (Guarapuava). A cooperativa foi constituída com objetivo de estruturar e promover o turismo nessas comunidades, onde os visitantes estarão em contato com a cultura, a culinária, o artesanato, o trabalho e as paisagens onde vivem os imigrantes e descendentes de holandeses, ucranianos e alemães. Nessas regiões também se desenvolve a agricultura e pecuária de leite mais desenvolvidas do Brasil em termos de tecnologia e produtividade.

Oficinas - O Fórum de Jornalistas e Comunicadores prossegue nesta terça-feira (13/12) com o tema - Comunicação dirigida - produção e edição de veículos impressos (jornal e revista) - , a cargo dos professores Zanei Barcelos e Miriam Fontoura. No período da tarde os assessores participam de oficinas práticas em rádio, televisão e jornal que prosseguem durante na quarta-feira (14/12), com os professores Mônica Fort, Suyanne Tolentino, Haroldo Capote Filho e Mônica Kaseker. Participam do Fórum, profissionais das cooperativas Coamo, Integrada, Coopermibra, Confepar, Cocari, Colari, Castrolanda, Lar, Frimesa, Coagru, Bom Jesus, Copagra, Copagril, Coagel, Batavo e do Sistema Ocepar/Sescoop-PR.

Didática - Para Nadiel Pacheco Kowalski, assessor de comunicação da Cooperativa Castrolanda, o formato do fórum está didático. - Isso permite uma interação maior com o instrutor - , comentou Kowalski. Para Daniel Pinz, jornalista da Cooperativa Lar, de Medianeira, a sistemática adotada está sendo muito produtiva, principalmente pelo fato de aliar a teoria à prática. - Acredito que todos que tiveram a oportunidade de estar aqui, participando deste evento, voltarão com uma bagagem maior de informações e de idéias para serem implementadas em suas cooperativas - , lembrou.

Conteúdos Relacionados