CONGRESSO: XIII CBC terá transmissão pela internet
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que inicia na noite desta quinta-feira (09/09), em Brasília (DF), terá transmissão via internet, por meio do site da Organização das Cooperativas Brasileiras (www.brasilcooperativo.coop.br). A grade de programação (sujeita a alterações) terá, entre outros assuntos, a transmissão da seção solene de abertura, painéis e entrevistas com dirigentes das organizações estaduais e cooperativistas de todo o país.
Paraná - O XIII CBC é promovido pela OCB e prossegue até sábado (11/09). O Paraná está presente ao evento com quarenta delegados e sete observadores. Eles irão defender as propostas do estado extraídas nos seminários preparatórios que aconteceram durante os quatro Encontros de Núcleos realizados em maio deste ano.
Sustentabilidade - De acordo com os organizadores, a proposta do XIII CBC é garantir o crescimento sustentável do cooperativismo, possibilitando ao Sistema OCB o desafio da inovação por meio da participação efetiva dos associados das cooperativas e de suas organizações estaduais. Quatro focos serão abordados no Congresso: Diretrizes e horizontes da relação política e institucional do Sistema Cooperativista; A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo; O futuro e os novos modelos de gestão das organizações cooperativistas e Competitividade das cooperativas.
Programação - A programação de palestras será aberta coma participação do economista, político, ex-ministro da Fazenda e Agricultura, Delfim Netto. Ele falará sobre o Cenário Econômico e Político. Nesse mesmo dia, também pela manhã, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, participa do Painel "O Sistema OCB e o desafio da inovação", com a coordenação do ex-ministro, ex-presidente da OCB e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Roberto Rodrigues. No período da tarde, haverá trabalhos em grupos nas Comissões Temáticas, momento em que os participantes irão definir as prioridades que serão votadas em plenária, no dia 11. "As proposições aprovadas serão transformadas em diretrizes de trabalho para compor a agenda do Sistema OCB até 2013", explica Mauricio Landi, coordenador do XIII CBC.