CONTABILIDADE: Contadores de cooperativas do PR vão discutir legislação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os técnicos do Sistema Ocepar, Devair Mem e Marcos Caetano, estarão reunidos com contadores das cooperativas do Paraná, no próximo dia 14 de outubro, das 9h às 18h, no Harbor Querência Hotel, em Cascavel (PR). Eles vão estar à disposição para discutir e esclarecer dúvidas relacionadas às leis 11.638/07 e 11.941/09, em relação às convergências aos padrões contábeis internacionais (IFRS, na sigla em inglês), em especial os Pronunciamentos dos Comitês Contábeis (CPC) 01, 27, 28, 29, 39 e ICPCs (Interpretação técnica do CPC) 10 e 14, sobre avaliações e atribuição de valor justo a ativos. Na reunião, deverão ainda ser abordadas questões ligadas ao Teste de Impairment, avaliação patrimonial, determinação da vida útil, determinação do valor residual , Deemed Cost - Custo Atribuído, avaliação econômica, controle patrimonial, ajuste dos ativos (estoques e patrimonial) e contrapartidas - resultado ou patrimônio líquido.
Workshop - Na última quarta-feira (6/10), Devair Mem e Marcos Caetano participaram de um workshop focado nesses temas. Eles também acompanharam a reunião ocorrida, em São Paulo, na quinta-feira (07/10), no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), em defesa das cooperativas quanto ao ICPC 14.
Avaliação - "A reunião técnica com membros do CPC foi muito produtiva e oportunizou melhores esclarecimentos em defesa do sistema cooperativista nacional como também possibilitou ouvir sobre a forma de ação do CPC em relação às normas internacionais de contabilidade", disseram Devair e Caetano. "Ficou claro que a ação do sistema cooperativista nacional deve atuar em duas direções: primeiro, apresentando argumentação técnica para que o CPC possa levar propostas de adequação ao IASB (International Accounting Standards Board). Outro ponto consiste em trabalhar politicamente junto ao CFC para não publicar imediatamente o ICPC 14 ou publicá-lo com data de vigência/aplicação postergada, criar um grupo de debates e elaborar orientações que contemplem as particularidades das cooperativas brasileiras", acrescentaram eles.
Prazo - Mais uma vez os técnicos Devair e Caetano alertam as cooperativas: "Os contadores devem observar a Resolução CFC 1.177/2009 (CPC 27) e a Resolução 1.263/2009 (ICPC 10) quanto a Atribuição de Valor (Deemed Cost) em função da restrição de prazo, pois eles poderão ser aplicados somente em 2010. Assim, as cooperativas não devem perder a oportunidade de fazer uma avaliação, de forma fundamentada e segura, possibilitando encontrar o valor justo do seu patrimônio", frisam os analistas.