Contatos mantidos pelo presidente da Ocepar em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante passagem por Brasília no início desta semana, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski manteve importantes contatos de interesse das cooperativas paranaenses. Em companhia do diretor do Denacoop, José Roberto Ricken, Koslovski participou de uma reunião com o José Gerardo Fontelles, assessor do ministro da Fazenda quando foi tratado sobre o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop). Segundo João Paulo, na ocasião foi discutida a forma de operacionalização das propostas que foram inseridas para modernização do Programa. "A sugestão é que o Ministro da Agricultura apresente voto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) apresentando as alterações no que tange a inclusão do ramo infraestrutura, ampliação dos itens a serem financiados e aumento do limite para R$ 50 milhões", salienta o dirigente.

PIS/COFINS - Também foi debatido com Fontelles questões relativas a solução da cobrança das referidas contribuições dos diversos ramos do cooperativismo que ainda não tiveram definição e também uma posição urgente em relação a definição da política da safra de inverno e recursos para o plantio do milho 2.ª safra.

Audiência com Ministro - Em companhia do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, João Paulo participou de uma audiência com o ministro, Roberto Rodrigues, da Agricultura. "Também falamos sobre o Prodecoop e o ministro se comprometeu em apresentar ao CMN a proposta que será elaborada para solução da questão.

Soja transgênica - Com relação a questão da soja transgênica, João Paulo disse que informou ao Ministro as dificuldades que vem sendo enfrentadas na negociação para o recebimento, transporte e comercialização da soja no Paraná. "Apesar do sistema, através da Ocepar, ter realizado negociações operacionais do processo, ao todo foram três reuniões, o Governo do Estado não concorda com a mistura de até 0,9% de transgênicos, percentual aceito no mundo todo. Informamos ao Ministro das reuniões e ações que a Ocepar junto com a Faep e o que outras entidades estão fazendo para solucionar o assunto de forma a não prejudicar o produtor", frisou.

Outros pleitos - Aproveitando este encontro com Rodrigues, João Paulo Plano também apresentou alguns pleitos importantes. Um deles diz respeito ao trigo, "solicitamos que a aprovação do plano para a próxima safra ocorra o mais breve possível, além de recursos para a 2.ª Safra de Milho. Solicitamos ações do Ministro para que sejam alocados recursos para amparar o plantio do milho. Depois do contato com o Ministro, participamos de reunião com a equipe do Ministério que discutiu propostas de planos para a área do leite e café", relata João Paulo que também se reuniu com o próprio presidente da OCB para dar encaminhamento aos assuntos abordados nas audiências realizadas.

Conteúdos Relacionados