Coodetec amplia presença no Show Rural Coopavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Empresa de base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva das cooperativas brasileiras, a Coodetec é um dos destaques da próxima edição do Show Rural Coopavel. A Cooperativa Central ampliou de 2000, para 3000 metros quadrados, o espaço ocupado com estande e parcelas demonstrativas de desempenho de variedades de soja transgênica e convencional, algodão, milho e trigo. “Os visitantes poderão conhecer de perto os melhores materiais genéticos já disponíveis para as regiões Sul e Cerrados Brasileiros, além do Paraguai” diz o agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, supervisor regional de vendas da Coodetec para o Oeste e Sudoeste do Paraná. Segundo ele, 15 pesquisadores e técnicos estarão recepcionando e informando detalhes aos visitantes.
Soja - Na área de soja, a Coodetec vai apresentar vinte e cinco materiais entre variedades e linhagens pré-comerciais de alto potencial produtivo, adequadas às regiões produtoras de soja do Brasil e do Paraguai. Destas variedades, segundo Marcelo, algumas foram semeadas antecipadamente na primeira quinzena de outubro, objetivando demonstrar o grande potencial produtivo e adaptativo das mesmas, com a possibilidade da semeadura do milho safrinha na seqüência no caso das variedades recomendadas para o PR. As variedades recomendadas para o Cerrado brasileiro houve a necessidade de antecipação do plantio por expressarem ciclo mais longo na região sul do país.
Variedades - Serão também apresentadas as variedades comerciais contendo o gene RR e quatro linhagens pré-comerciais para esta nova tecnologia de manejo das plantas daninhas. Nestas linhagens poderá ser observadas inovações em relação ao ciclo, hábito de crescimento, adaptação, potencial de rendimento de grãos, tolerância às doenças e nematóides, propiciando uma maior flexibilidade de escolha de variedades com a tecnologia RR. Outra atração na área de soja, ficará por conta da CD 223 AP, desenvolvida pela Coodetec em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG). Disponível comercialmente a partir da atual safra, a CD 223 AP tem como característica inédita no mercado, o alto teor de proteínas aliada à manutenção dos níveis de produtividade e teor de óleo. Ela terá um papel decisivo para a sojicultura dos três estados do Sul, onde, em razão das características de solo e clima, colhe-se soja com teor de proteínas inferior à demandada pelo mercado mundial. A soja da região Sul apresenta, em média, 37% de proteínas na matéria seca, enquanto no Mato Grosso e cerrados brasileiros, por exemplo, o mesmo produto alcança de 40 a 41%.
Proteínas - A nova variedade apresenta, em média, 44% de teor de proteínas, sem prejuízo dos níveis de produtividade. “A CD 223 AP é uma variedade estratégica para a indústria de esmagamento, que disporá de um produto melhorador, para uniformizar a qualidade nutricional do produto final, alcançando melhor remuneração nos mercados interno e externo”, explica o diretor-executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro.
Algodão - Para os cotonicultores, a Coodetec apresenta seis cultivares, todas recomendadas para o Paraná. A CD 401, foi a primeira variedade de algodão lançada pela Coodetec, tendo destaque até o atual momento, principalmente em algumas regiões do Sul do Estado de São Paulo, por apresentar precocidade e elevada produção de algodão em caroço por área. O CD 405 é uma cultivar de ciclo tardio de alta produção de algodão em caroço, tendo um diferencial muito importante em relação aos demais materiais por apresentar rusticidade e uma boa tolerância ao nematóide de galha. A CD 406 é um material mais direcionado para alta tecnologia por ser uma cultivar bastante exigente em fertilizante. É uma variedade de ciclo intermediário e apresenta um alto potencial de produção de algodão em caroço e fibra por área.
Competitividade - As novas variedades CD de algodão que estarão sendo apresentadas no Show Rural Coopavel incorporam características importantes, que devem contribuir para ampliar os níveis de competitividade do algodão brasileiro no mercado interno e externo e também atendem às demandas específicas das regiões produtoras do país. A CD 408 é indicada para as regiões produtoras de São Paulo, Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. É uma cultivar de ciclo intermediário, de alto potencial e estabilidade produtiva, além de apresentar um rendimento de fibra entre 41 e 42%. A cultivar CD 410 é de ciclo precoce, com rendimento de fibra entre 41 e 42% e apresenta uma ótima qualidade de fibra, principalmente para as características de comprimento e resistência, sendo uma fibra padrão CD 401.
Milho - No espaço da Coodetec junto ao Show Rural, os produtores de milho conhecerão diferentes híbridos comerciais desenvolvidos pela Cooperativa, para a safra de verão, safrinha e silagem. Em diferentes parcelas demonstrativas, poderão também conferir o desempenho de variedades em diferentes espaçamentos de plantio e tratos culturais.
Trigo - Na área destinada ao trigo, os visitantes conhecerão variedades desenvolvidas pela Coodetec e poderão avaliar a eficiência de diferentes princípios ativos no tratamento da ferrugem, bem como o momento adequado para aplicação.
AGO – A Coodetec realiza sua Assembléia Geral Ordinária de prestação de contas nesta quinta-feira, às 10 horas, com a presença das cooperativas filiadas e autoridades do sistema cooperativo. O presidente da Ocepar, que está em Brasília, será representado na assembléia pelo consultor e ex-presidente Guntolf van Kaick. Foi o próprio van Kaick que, como primeiro presidente da Ocepar, liderou as ações para a montagem do Departamento de Pesquisa da Ocepar, que em 1995 foi transformado em cooperativa central.