Coodetec apresenta 25 variedades de soja no Show Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma das grandes atrações deste ano no Show Rural Coopavel, o estande da Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - vai apresentar inovações e lançamentos em sementes de soja, milho, algodão e trigo. Na área de soja, estarão à mostra, vinte e cinco materiais entre variedades e linhagens pré-comerciais de alto potencial produtivo, adequadas às regiões produtoras de soja do Brasil e do Paraguai. Segundo o diretor-executivo da Cooperativa Central, algumas variedades de soja foram semeadas antecipadamente na primeira quinzena de outubro, objetivando demonstrar o grande potencial produtivo e adaptativo das mesmas, com a possibilidade da semeadura do milho safrinha na seqüência no caso das variedades recomendadas para o Paraná..

OGNs - Serão também apresentadas as variedades comerciais transgênicas, lançadas na última safra, e quatro linhagens pré-comerciais para esta nova tecnologia de manejo das plantas daninhas. Nestas linhagens poderão ser observadas inovações em relação ao ciclo, hábito de crescimento, adaptação, potencial de rendimento de grãos, tolerância às doenças e nematóides, propiciando uma maior flexibilidade de escolha de variedades com a tecnologia RR. Outra atração na área de soja, ficará por conta da CD 223 AP, desenvolvida pela Coodetec em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG). Disponível comercialmente a partir da atual safra, a CD 223 AP tem como característica inédita no mercado, o alto teor de proteínas aliada à manutenção dos níveis de produtividade.

Teor de proteína - Ela terá um papel decisivo para a sojicultura dos três Estados do Sul, onde, em razão das condições ambientais, colhe-se soja com teor de proteínas inferior à demandada pelo mercado mundial. A soja da região Sul apresenta, em média, 37% de proteínas na matéria seca, enquanto na região central do Brasil, por exemplo, o mesmo produto alcança de 40 a 41%. A nova variedade apresenta, em média, 44% de teor de proteínas, sem prejuízo dos níveis de produtividade. “A CD 223 AP é uma variedade estratégica para a indústria de esmagamento, que disporá de um produto melhorador, para uniformizar a qualidade nutricional do produto final, alcançando melhor remuneração nos mercados interno e externo”, explica Ivo Marcos Carraro.

Conteúdos Relacionados