COODETEC: Cooperativa apresenta inovações em soja e milho no Show Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coodetec -Cooperativa Central de Pesquisa Agropecuária- será uma das grandes atrações do Show Rural Coopavel 2009,  que ocorrerá de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel. Durante o evento, a Coodetec vai ocupar uma área de 2.500 metros quadrados, onde apresentará seu portfólio de cultivares de soja e híbridos de milho disponíveis e em pré-lançamento, para a região Sul do País e Paraguai. Segundo o diretor-executivo da Cooperativa Central, Ivo Marcos Carraro, uma equipe de 20 pesquisadores e agrônomos estará à disposição, durante os cinco dias do Show Rural, prestando informações e orientações aos visitantes.

Transgênicas e precoces de soja - Responsável pela ocupação de um em cada quatro hectares de soja plantadas no Brasil, além da liderança também no Paraguai (um em cada três hectares), a Coodetec tem como destaque o lançamento de cultivares de soja transgênicas precoces para o plantio antecipado visando cultivo de milho safrinha em sequência. De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, coordenador de marketing e difusão para soja e trigo no sul do Brasil e Paraguai, no estande da Cooperativa, os visitantes poderão conferir de perto três cultivares transgênicas lançadas na atual safra (CD 231RR, CD 233RR e CD 235 RR), além da convencional CD 232.

- CD 231RR: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da 2º quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Ampla adaptação. Resistente ao acamamento. Alta produtividade e estabilidade.

- CD 232: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da primeira quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e à estabilidade produtiva.

- CD 233RR: Ciclo precoce. Indicado para semeadura a partir da primeira quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e precocidade visando milho safrinha.

- CD 235RR: Ciclo precoce. Tipo de crescimento semi-determinado. Indicado para semeadura a partir da segunda quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo nas regiões altas como SC, RS, Centro-Sul e Campos Gerais do PR devido à boa tolerância ao acamamento.

Outras novidades - Também estarão à mostra quatro cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis para plantio comercial pelo agricultor já na safra 2010. A CD 236RR é uma cultivar precoce, com alto potencial produtivo e muito boa estabilidade e tolerância aos nematóides de galha. Indicada para todo o Sul do Brasil, Sul de MS, Sul e oeste de SP e Paraguai. Visa antecipação de semeadura, para safrinha de milho. A CD 239RR também é precoce, indicada para as mesmas regiões citadas acima, porém muito bem adaptada às regiões altas, como SC, RS, sul de SP, Centro-Sul e Campos Gerais do PR. Resiste ao acamamento. A CD 241RR é semi-precoce, para antecipação de semeadura em fins de setembro-início de outubro, no Sul do MS, Oeste de SP, Norte, Oeste e Noroeste do Paraná. Pertence ao grupo de maturação 6.8, de tipo de crescimento indeterminado.

Opções já conhecidas - A Coodetec vai ainda apresentar opções já conhecidas por boa parte dos sojicultores brasileiros, como as transgênicas CD 226RR, CD 225RR. CD 214RR (a mais plantada em todo o Brasil), CD 212RR e CD 213RR, além das convencionais CD 202, CD 215, CD 216, CD 206, CD 221 e CD 224.

Novos híbridos de milho - Segundo o engenheiro agrônomo Charles Ayub, coordenador de marketing e difusão para a cultura, os produtores de milho encontrarão na Coodetec ampla mostra de híbridos comerciais de média e alta tecnologia, para a safra de verão e safrinha, silagem de planta inteira e grãos úmidos. Entre os híbridos, destacam-se o CD 321, CD 384, CD 382, CD 308, CD 304 e CD 351. Mas as atenções devem se concentrar em três lançamentos. O CD 397 é um híbrido para alta tecnologia, precoce, de alta sanidade foliar e excelente performance produtiva. Destina-se às regiões altas do Sul do Brasil, para grãos e silagem, na safra de verão. O CD 327 é  um híbrido de ciclo precoce, para médio-alto investimento, verão e safrinha, com grande amplitude de plantio. Já o CD 387, possui excelente rendimento para médio investimento, grãos duros e pesados, apresenta excelente sanidade foliar, excelente colmo e raiz, respondendo bem ao aumento de população.

 

Tecnologia sob medida para cada região - A Coodetec é uma empresa com base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva dos 185 mil agricultores filiados às 36 mais destacadas cooperativas de produção do País.A Cooperativa nasceu da preocupação dos agricultores em desenvolver estrategicamente suas próprias tecnologias e cultivares de soja, trigo e híbridos de milho.

Origem - Tudo começou em 1974, quando a Ocepar - Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, criou seu Departamento de Pesquisas, voltado ao desenvolvimento e pesquisa de novas variedades e híbridos. Em 1995, as cooperativas decidiram ampliar o projeto, criando a Coodetec - Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola -, que absorveu os trabalhos e o acervo genético até então desenvolvidos. Com essa mudança, tornou-se possível a associação de cooperativas de qualquer estado brasileiro e hoje a Coodetec conta com associadas de SP, GO, MS, SC e RS além das paranaenses que lhe deram origem.

Estrutura - Ao longo dos anos, mais de uma centena de novas variedades CD foram lançadas no mercado brasileiro e latino-americano, conquistando para a Coodetec liderança nacional no plantio de trigo e soja e expressiva participação no competitivo mercado de híbridos de milho.Os modernos laboratórios de pesquisa e biotecnologia da Coodetec abrigam um dos maiores bancos de germoplasma de propriedade privada do País. Seu Núcleo de Biotecnologia é composto por laboratórios de purificação e análise de DNA, marcadores moleculares, genômica, cultura de tecidos e transformação genética, além de um laboratório de análises de constituintes das sementes.A utilização destas ferramentas de biotecnologia integradas aos programas de melhoramento da Coodetec, permite que as novas variedades de soja e trigo, e híbridos de milho Coodetec tenham cada vez mais qualidade, e possam atender cada vez melhor as necessidades dos agricultores paraguaios e brasileiros.

Safras futuras - Segundo Ivo Carraro, ainda é cedo para estabelecer prazos, mas as pesquisas em andamento indicam safra cheia de boas novidades para o agricultor, nos próximos anos. Uma delas deverá ser a soja Bt+RR2 (resistência a insetos, além da resistência a glyfosate) em parceria com a Monsanto. Nos laboratórios da Coodetec recentemente  foram desenvolvidas cultivares de soja com alto teor de proteínas. Também para atender nichos de mercado, cultivares de soja com melhor sabor, para consumo humano. Outras frentes buscam cultivares resistentes à seca e resistência a doenças e pragas. "Estamos procurando cumprir a função delegada pelas Cooperativas brasileiras, de participar ativamente do processo de Tecnologia e Inovação, que é vital para a competitividade do agronegócio brasileiro", resume Carraro. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados