COODETEC: Jovens aprendizes conhecem trabalho da cooperativa central

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 alunos do programa Jovem Aprendiz da Copacol e da Sicredi passaram, nesta semana, pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa, seus princípios cooperativistas e a área de pesquisa. O programa Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o Sescoop/PR, oportuniza aos filhos de associados e colaboradores a entrada no mercado de trabalho.

Prática - A professora do módulo de cooperativismo, Andrea Girotto, afirmou que é muito importante mostrar o que é cooperativismo, não só na teoria, mas também na prática. "Em nosso País, isso tem uma importância e um significado muito grande e, conversando com as lideranças, estes alunos têm a oportunidade de sentir isso."

Recepção - O diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, foi o responsável pela recepção e apresentação da empresa aos jovens. Na oportunidade, ele falou sobre cooperativismo, história da Coodetec, trabalho realizado pela Cooperativa e desafios diários enfrentados no setor.

Entrevista - Os jovens aprendizes da Copacol e Sicredi aproveitaram a presença do diretor para questioná-lo a respeito de seu trabalho e da Coodetec. Anelise Simone Pierdoná foi a primeira a perguntar sobre os critérios adotados para que uma cooperativa possa se filiar a Coodetec. Conforme Carraro, o estatuto da empresa prevê que qualquer cooperativa pode ser filiada, não há restrições. "A nossa única exigência é a de que se destine 1% do patrimônio liquido da cooperativa, pois devemos satisfação a todas as outras que deram origem a Coodetec e que investiram aqui", detalhou.

Temas - Projetos sociais, estratégia de expansão, dificuldades e satisfação profissional foram temas abordados nas diversas perguntas feitas pelos adolescentes. "Eu parabenizo Copacol e Sicredi que tiveram a iniciativa de implantar um projeto tão bom como este e parabenizo também aos jovens, que tiveram coragem para aceitar o desafio. É uma atividade fundamental nesta etapa da vida, porque se cria oportunidades reais, que acabam servindo de base nas escolhas do futuro", argumentou o Diretor.

Conselhos - Em sua fala, Carraro também deu conselhos que servirão para toda vida dos jovens. Ele foi enfático e fez uma lista de atitudes que devem ser tomadas. "Procure gostar do seu emprego e não se acomode. Seja colaborativo, mas comedido. Seja pontual, observador, curioso e, sobretudo, mantenha o equilíbrio."Depois de sanar as dúvidas, os alunos visitaram os laboratórios e conheceram a área de pesquisa da Coodetec. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados