Cooperativas são destaques na 25a Mercosuper
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre as mais de 160 empresas que participaram da 25a edição da Mercosuper (Feira e Convenção Paranaense de Supermercados), quatro cooperativas tiveram presença destacada no evento. Frimesa, Copacol, Coamo e Lar demonstraram seus produtos para o varejo na feira supermercadista, que ocorreu de 23 a 25 de abril, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a organização, a Mercosuper movimentou neste ano cerca de R$ 500 milhões em negócios. Numa das áreas temáticas da feira, destinada aos produtores de queijos, vinhos e destilados, também esteve presente a Copercachaça, que divulgou sua recém-lançada cachaça artesanal Quati.
O processo de industrialização das cooperativas paranaenses, que teve forte impulso nos últimos dez anos, agrega valor à produção dos cooperados e ameniza o impacto das sucessivas crises que afetam a agropecuária. A presença de produtos das cooperativas nas gôndolas dos supermercados brasileiros se acentua a cada ano. Dados da Ocepar mostram que as vendas no varejo já respondem por 15% do faturamento total do sistema cooperativista do Paraná. Entre as mercadorias comercializadas, destaque para frangos, suínos e derivados, sucos à base de soja e frutas, farinha de trigo, óleo de soja, margarinas, café, leite, queijos e iogurtes. Em 2005, os negócios no varejo geraram R$ 2,4 bilhões de receita ao setor.
Segundo o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flavio Turra, a participação das cooperativas no varejo tende a se intensificar. “Novas linhas de produtos são lançadas de forma constante, conquistando espaço nas gôndolas dos supermercados do País. É o resultado de investimentos do setor cooperativista num processo agroindustrial que prima pela qualidade e que considera as potencialidades produtivas de seus cooperados”, explica.
Conforme Turra, a participação das cooperativas em feiras como a Mercosuper é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os supermercadistas e prospectar novos negócios. “Aumenta a proximidade com os clientes e melhora a percepção da marca da cooperativa”, conclui.
Frimesa
Para a edição deste ano da Mercosuper, a Frimesa apresentou 13 lançamentos entre iogurtes em copo, queijos tradicionais e processados. A cooperativa também fez a apresentação das novas embalagens para seus produtos, com designer moderno e colorido. A Frimesa prepara o lançamento de outros 13 itens, que ainda em 2006 deverão estar disponíveis nas gôndolas dos supermercados do País.
Coamo
Em sua 6a participação na Mercosuper, a Coamo apresentou aos supermercadistas as novas embalagens das farinhas, do óleo de soja e do café produzido pela cooperativa. A Coamo concentra forças na ampliação do mercado para suas cinco linhas de produtos ao varejo, com 22 itens, já disponíveis para os consumidores no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Copacol
A Copacol lançou na Mercosuper 2006 sua nova linha de cortes de frangos temperados. Uma das maiores produtoras de carne de frango do Paraná, a cooperativa quer ampliar sua participação no verejo oferecendo mais alternativas para os consumidores. A linha de temperados está disponível em oito diferentes cortes. A Copacol prepara também para o segundo semestre o lançamento da nova identidade visual de seus produtos, que hoje estão presentes nos supermercados em mais de seis estados brasileiros.
Lar
Na 25a edição da Mercosuper, a Lar apresentou seus dois novos produtos: a polenta e o pão-de-queijo congelados. Em embalagens de 400 gramas, os lançamentos podem ser encontrados nas versões palito ou pedaços, em sabores tradicional, calabreza e provolone (polenta). No pão-de-queijo, os sabores disponíveis são o tradicional e o pepperoni. A cooperativa conta hoje com 150 itens para o varejo, com participação nos mercados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.