COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: Banco Central homologa conselhos do Sicoob

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Eleitos na Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa de Crédito Sicoob Oeste, no dia 22 de março, os cooperados indicados para os conselhos Administrativo e Fiscal, tiveram seus nomes submetidos à apreciação do Banco Central que, nesta semana, emitiu seu parecer ao processo homologando, sem qualquer ressalva, os nomes apresentados. Com isso, o Sicoob planeja agora a definição da data para a posse dos membros de seus conselhos, quando serão oficializados no Conselho de Administração: Augusto José Sperotto, Rainer Zielasko, Walmor Francisco Lodi, Gilberto Furlan, Solange Pinzon de Carvalho Martins, Salete Maria Mocelin Dallagnol, Luis Adalberto Pagnusatt, Benir Adão Rotta, Francisco Valdivio Dalpiaz.

Conselheiros - Do Conselho Fiscal tomarão posse como conselheiros efetivos: Simplicio Royer, Friedrich Wolfam Schiller, Gilberto José Albarello, e como suplentes: Edésio Agostino Reichert, Sonir Dalla Barba, Luiz Eduardo Chrispim Guaraná. O mesmo processo, homologou também os nomes da diretoria da cooperativa permanecendo o Diretor Presidente Walmor Francisco Lodi; diretor vice-presidente Augusto José Sperotto e diretor financeiro Rainer Zielasko. Segundo o presidente Walmor Lodi, a homologação representa que os conselheiros tiveram seus nomes aprovados pelo Banco Central. “isso significa que o mesmo atestou a idoneidade dos Conselheiros, uma vez que para a homologação o Banco Central faz uma consulta minuciosa e detalhada de cada membro indicado para o cargo”. Ele destacou, ainda, a importância do trabalho desenvolvido pelos conselheiros e diz que “eles estão prestando um valioso serviço aos cooperados que investem sua movimentação financeira na Cooperativa, por isso é imprescindível que sejam pessoas respeitadas na sociedade, já que todos os benefícios do Sicoob são para a comunidade”.

Reunião na Argentina -  O gerente de desenvolvimento do Sicoob Central PR, Armando Hammerschmitt, participou em Buenos Aires, Argentina, da 4ª Reunião de Gerentes de Cooperativas de Crédito do Cone-Sul, realizada nos dias 31 de maio e 01 de junho. O evento, que é semestral, foi realizado no Sheraton Hotel, e teve a coordenação da DGRV – Confederação Alemã das Cooperativas, que atua no desenvolvimento das cooperativas de crédito da América Latina. Estiveram presentes 23 gerentes da América Latina, entre eles representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Durante a reunião, foram discutidas propostas e projetos, além de terem sido realizadas trocas de experiência entre os gerentes. “As reuniões geram uma aproximação das cooperativas e resultados muito importantes. O seminário do Equador, por exemplo, é fruto da última reunião dos gerentes, realizada no ano passado”, avalia Armando. O encerramento de evento contou ainda com a presença do presidente e mais 5 diretores da Confederação Argentina das Cooperativas de Crédito. (Informativo Sicoob).  

Conteúdos Relacionados