COOPERATIVISMO: Tema do Dia Internacional de 2011 foca os jovens

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Os jovens, o futuro da empresa cooperativa" é o tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para celebrar o 89º Dia Internacional do Cooperativismo, em 2 de julho de 2011. De acordo com o boletim da ACI-Américas, o assunto está relacionado com o Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas em 2010 com o propósito de promover a compreensão do diálogo entre gerações, os ideais de paz, de respeito pelas liberdades e pelos direitos humanos e da solidariedade. Segundo o diretor geral da ACI, Charles Gould, a juventude, que representa a próxima geração "é crucial para o futuro da cooperação".

Participação - Diz ainda o boletim da ACI-Américas, que o Dia Internacional das Cooperativas responde à necessidade de todos os atores envolvidos na cooperação para promover a participação dos jovens no movimento. Grande parte deles não conhece o modelo cooperativo e seu potencial, o que poderia ser aprendido na escola, mas raramente o assunto é abordado nos currículos. No entanto, as cooperativas oferecem muitas oportunidades para os jovens a resolver as suas necessidades práticas e estratégicas, além de possibilitar o acesso experiências de trabalho profissional, melhorar a sua educação e formação, e encorajar sua participação nas tomadas de decisão cooperativas ou criando suas próprias organizações.

 

Antecedentes - Cooperativas em todo o mundo têm celebrado o Dia Internacional das Cooperativas desde 1923, quando a data foi instituída para reforçar a unidade do sistema e divulgar o movimento cooperativo mundial. Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, marcando o centenário da fundação da Aliança Cooperativa Internacional. Em 1994, convidou a comunidade internacional para celebrar este dia por ano, começando em 1995. Assim, a ONU decidiu usar suas próprias celebrações para apoiar e expandir o movimento de cooperação internacional. Desde 1995, a ACI e a Organização das Nações Unidas, através da Copac, estabelecido em comum o tema da celebração de cada dia, que geralmente tem como objetivo destacar a contribuição do movimento para resolver os grandes problemas globais. (Com informações do boletim da ACI-Américas)

Conteúdos Relacionados