COOPERJOVEM: Castrolanda adere ao programa com 455 crianças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um momento que ficará registrado por um tempo na memória de centenas de crianças e professores das escolas municipais Professor Relindes Capilé e Estação do Tronco, da cidade de Castro (PR), certamente será esta quinta-feira, dia 18 de outubro, quando puderam presenciar o firmamento da parceria entre a cooperativa Castrolanda, a Prefeitura Municipal de Castro e o Sescoop Paraná, na implantação do Programa Cooperjovem para mais de 455 crianças destas duas escolas municipais. Para o secretário da Educação de Castro, Carlos Eduardo Sanches, é um orgulho para o município poder contar com mais este importante apoio curricular na formação das crianças. "O projeto por si só é sensacional, mas destaco dois fatores primordiais no Cooperjovem: primeiro suas diretrizes, as quais resgatam aspectos de cidadania e segundo o trabalho com os princípios do cooperativismo, que com certeza levará esses jovens para o bom caminho da solidariedade e da ajuda mútua. Para nós é um orgulho sermos parceiros da Ocepar, do Sescoop e da Castrolanda neste programa aqui no município".

Semente - O presidente da cooperativa Castrolanda, Frans Borg, que estava acompanhando a visita da Comissária da União Européia na região e não pode comparecer a solenidade, foi representado pelo coordenador de recursos humanos, Celso Mesquita. Para o coordenador, esta adesão ao Cooperjovem vem fortalecer uma das estratégias da Castrolanda que é ser um agente de desenvolvimento, tanto econômico como social na região onde atua. "Através do Cooperjovem estamos investindo nas pessoas, no futuro da nossa cooperativa que são os jovens. Com certeza esta é uma semente que está sendo lançado aqui hoje, mas que dará muitos frutos no futuro para todos", frisou Mesquita.

Disciplina - Já o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, fez questão de destacar a disciplina das crianças (entre 7 e 10 anos)  pelo comportamento em aguardar em seus lugares, todas em silêncio o início da solenidade. "Podemos perceber de que essas crianças demonstram um interesse fora do comum e, com certeza, saberão aproveitar, sob a orientação das professoras já capacitadas pelo Sescoop Paraná, todos os ensinamentos que o Cooperjovem disponibilizará no decorrer das aulas".  Costa enalteceu o desempenho da equipe de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, através da presença da analista Vanessa Christofoli de Castro, para a implantação de mais este programa no Paraná. Ele lembrou que agora já são em todo o país, 115 mil alunos de 131 municípios brasileiros. "Aqui no Paraná, temos 66 escolas, 591 professores capacitados e cerca de 10 mil alunos com parcerias através das cooperativas C.Vale, Copacol, Copagril, Coagel, Coagru, Cocamar, Cocari, Lar e, agora, a Castrolanda.

Piloto - O secretário da Educação, Carlos Eduardo Sanches informou que este projeto piloto, nestas duas escolas municipais servirá, com certeza, para ampliar o programa para as demais escolas de Castro. "No que depender do município, tanto nós da secretaria como o próprio prefeito Moacir Fadel, se empenharão para que em 2008 mais escolas entrem no projeto. Primeiro vamos estruturar o programa nestas duas escolas, comprometer toda a comunidade envolvida, tanto de Castrolanda como da Estação do Tronco para que ele seja um sucesso!", frisou Sanches.

Expectativa - Para a diretora da escola municipal Professor Relindes Capilé e também professora do ensino fundamental, Rita de Cássia de Mello de Freitas Mainardes, é grande a expectativa de todos para o início do programa. "Durante o processo de capacitação, ficamos muito impressionadas com os conteúdos teóricos disponibilizados e também com a qualidade dos materiais, especialmente aquele gibizinho que conta a história do Paraná e da gralha-azul. Tenho certeza de que os alunos irão adorar", disse. Prova de toda esta expectativa era o jovem Carlos Eduardo de Oliveira, de 9 anos e seus colegas da escola professor Relindes: "quero estudar bastante para crescer e ter um trabalho e poder ajudar as pessoas. Acho que o Cooperjovem me ajudará. Gostei de tudo e quero ler logo aqueles gibis todos para aprender mais".

Um marco no município - Segundo a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Vanessa Cristófoli de Castro, o lançamento realizado ontem é resultado de um trabalho que vem sendo estruturado desde abril deste ano, contemplando desde a identificação das escolas, perfil e capacitação dos educadores. "Ficamos felizes porque todo o plano de trabalho traçado resultou neste dia que, na minha opinião, é um marco na implantação do Programa no município de Castro", afirma. De acordo com ela, é certo que o Programa irá superar as expectativas em função do envolvimento e comprometimento demonstrado por todos os atores do processo (Cooperativa Castrolanda, Secretaria Municipal de Educação, escolas Professor Relindes Capilé e Estação do Tronco, comunidade e Sescoop-PR).

Conteúdos Relacionados