COOPERJOVEM: Encontro reúne 170 professores e agentes em Ponta Grossa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O terceiro Encontro Estadual do programa Cooperjovem foi aberto na manhã desta quinta-feira (14/09) no Hotel Bristol Vila Velha, em Ponta Grossa, com a participação de aproximadamente 170 pessoas, entre professores e coordenadores do programa no Estado. Hoje, 12 cooperativas fazem parte do programa no Paraná. O objetivo do evento é promover o intercâmbio profissional e pessoal entre o grupo, além de fornecer novas ferramentas didáticas e motivacionais. A abertura foi feita pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que agradeceu a participação dos presentes e destacou duas palavras que funcionam como pilares do cooperativismo: cooperação e solidariedade. Koslovski lembrou que o cooperativismo do Paraná já supera os 400 mil associados. “É o processo de formação, educação e profissionalização das pessoas que faz com que as coisas aconteçam da melhor forma possível”, disse.
Base - Paulo Roberto da Silva, diretor da Denacoop, do Ministério da Agricultura, que também falou na abertura do evento, destacou que o cooperativismo é feito na base, pela base, dando ênfase à importância das pessoas. Dentro dessa definição, ele frisou a importância do Cooperjovem na formação dos futuros líderes das cooperativas, que hoje estão sentados nos bancos escolares. A mesa de abertura do evento foi composta ainda por Marli Bianna, do Denacoop, e por Sheila Reis, do Sescoop nacional.
Contato direto com o aluno – Para os professores que participam do programa –implantado em 2002- e trabalham a doutrina cooperativista com as crianças, através das diversas matérias escolares, o programa traz empolgação. Maria Aparecida de Oliveira é professora há dez anos. Atualmente, participa do Cooperjovem no colégio estadual Getúlio Vargas, de Iracema do Oeste, onde a cooperativa madrinha é a Copacol. “O treinamento é de grande importância para nossa região, praticamente 100% agrícola”, disse ela. “O programa teve bastante retorno por parte dos alunos, tanto do ensino fundamental como do ensino médio”, completou a professora, que trabalha com aproximadamente 115 alunos. Na avaliação do professor César Luiz Gehring, da escola municipal Floriano Peixoto, de Marechal Cândido Rondon, o evento é necessário para que sejam trabalhados os conceitos da cooperação. “O programa retrata bem essa questão da cooperação entre crianças, jovens e adultos. E essa oportunidade que os professores têm vai ajudar o trabalho nas escolas, para que as crianças possam melhorar o País, que precisa muito da cooperação porque está muito individualista”, comentou o professor. A cooperativa madrinha é a Copagril, de Marechal Cândido Rondon. O evento vai até amanhã, dia 15/09.