COOPERMIBRA: Cooperativa é modelo no recolhimento de embalagens

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na próxima sexta-feira, dia 17, a Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, de Campo Mourão, estará participando das comemorações do “Dia do Campo Limpo”, evento promovido em todo o Brasil pelo IMPEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. As comemorações têm como objetivo demonstrar o exemplo de conscientização adotado pelo produtor rural brasileiro e celebrar os ótimos índices obtidos pelo sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, por meio do trabalho integrado realizado pelos elos da cadeia produtiva agrícola (agricultores, indústria, fabricante, canais de distribuição, cooperativas e poder público).

Projeto - O Brasil é reconhecido como líder e referência mundial na destinação final de recipientes de produtos fitossanitários, sendo que o Paraná é um dos principais responsáveis pelo bom desempenho. E o projeto de Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos realizado pela Coopermibra tem contribuído significativamente para esse resultado positivo. O projeto consiste na disponibilização de caminhões que regularmente recolhem as embalagens nas unidades da cooperativa, facilitando o trabalho de devolução para o agricultor. “Além disso, nossas equipes técnica e de vendas trabalham no sentido de conscientizar e orientar o agricultor e os demais elos da cadeia sobre os seus deveres e os procedimentos que devem tomar”, informa a coordenadora ambiental da Coopermibra, Thaís Lins.

Devolução - Graças a este trabalho, só em 2006 foram devolvidas mais de 170 mil embalagens de defensivos agrícolas. No primeiro semestre desse ano à devolução ultrapassou a marca de 65 mil recipientes. Segundo Thaís, ao destinar corretamente o material, o agricultor está, entre outras coisas, contribuindo para reduzir os riscos de intoxicação de pessoas e animais e para evitar a contaminação do meio ambiente.
Legislação - Conforme a legislação vigente, as embalagens devem ser devolvidas no prazo máximo de um ano após a compra do produto. Todo o material recolhido na Coleta Itinerante da Coopermibra é encaminhado para a ADITA – Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, que é o órgão responsável pelo encaminhamento das embalagens para a reciclagem ou para destruição em local apropriado.

Evento - “A destinação de embalagens vazias de agrotóxicos é assunto sério e de interesse não só dos produtores rurais, revendedores e fabricantes, mas de toda a sociedade, visto que os danos causados por maus procedimentos tomados implicam prejuízos a todos”, salienta Thais. Por esse motivo a Coopermibra vai realizar no dia 17 uma série de atividades que visam repassar a comunidade as principais informações e orientações sobre a destinação correta das embalagens. O evento contará com a participação de engenheiros agrônomos, técnicos ambientais e representantes da ADITA.

Iniciativa - A comemoração do Dia do Campo Limpo é uma iniciativa do INPEV, com o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O evento é realizado pelas associações, cooperativas agrícolas como a Coopermibra e instituições gerenciadoras das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao INPEV também apóiam e participam das comemorações. (Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados