COPACOL: Cooperjúnior estimula a cidadania entre as crianças
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cidadania foi o tema abordado na peça teatral apresentada, no último sábado (25/09), para 85 crianças com idade entre 8 e 12 anos que fazem parte do programa Coopejúnior, desenvolvido pelo Sescoop/PR e executado pela cooperativa Copacol, em Cafelândia. Elas puderam interagir com bonecos que representavam pessoas como cadeirantes, deficientes visuais e mentais. "Foram abordadas as igualdades e as diferenças entre as pessoas e como podemos aprender com os outros, sejam iguais ou não", explicou a coordenadora estadual do programa, Vanessa Christófoli. "Em outro momento, cada criança também registrou sua mãozinha em uma folha de papel, sendo que cada uma delas depois foi fixada na parede, mostrando que somos todos como estrelas e formamos um universo", acrescentou Vanessa.
Módulo - O teatro marcou o encerramento do segundo módulo do Cooperjúnior, que tem como público-alvo os filhos dos cooperados e, assim como no programa Cooperjovem, estimula a prática dos princípios cooperativistas entre as crianças. "A ideia do Cooperjúnior é fazer uma aproximação com este público e com o cooperado, pois ele está entendendo que a cooperativa está preocupada com todos, cooperado, família e comunidade", afirma a coordenadora.
Programação - O programa Cooperjúnior é dividido em três módulos. No primeiro, realizado no dia 28 de agosto, foi organizada uma gincana, onde foi trabalhada a questão da sinergia com foco em resultado, trabalho em união, entre outros itens. Já no último, programado para o dia 16 de outubro, o objetivo será abordar a questão da comunicação com as crianças. O Cooperjúnior conta com a participação das integrantes do programa da Liderança Feminina da Copacol, que atuam como monitoras das atividades, vivenciando o real interesse da cooperativa e do cooperativismo no desenvolvimento da família e sociedade.
Agradecimento - Segundo a coordenadora da área social da Copacol, Elizete Lunelli Dall Molin, a execução do Cooperjúnior representa uma grande oportunidade para a cooperativa. "Queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos ao Sescoop/PR por oportunizarem a Copacol o lançamento de um projeto tão importante e encantador quanto o Cooperjúnior. Para nós, isto foi motivo para uma vez mais estreitarmos os laços cooperativa e família dos associados vindo ao encontro também ao planejamento estratégico da assessoria que tinha uma ação de trabalhar justamente com crianças nesta faixa etária", afirmou Elizete.