COPACOL: Copacol realiza despesca de 100 mil alevinos na propriedade de associado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 100 mil tilápias na fase juvenil foram retiradas na terça-feira (15/01) dos açudes que o associado da Copacol Claudinei Dal Bosco, de 34 anos, possui em sua propriedade, localizada na região de Toledo (PR). Dal Bosco é sócio de sete irmãos na atividade e participa do 1° Sistema Integrado de Peixes do País, implantado pela Cooperativa com o objetivo de fomentar a piscicultura atividade na região. A despesca realizada na propriedade, de aproximadamente 10 hectares de área total, foi feita com peixes de 30 gramas e cerca de 13 centímetros.

Garantia para o negócio - A família de Dal Bosco trabalha na atividade há mais de 25 anos. Ao todo, a família possui 42 tanques para a criação de alevinos. Segundo o associado, que já realiza a segunda despesca para a Cooperativa, trabalhar em parceria com a Copacol garante segurança e impulsiona o crescimento integrado do seu negócio. "O investimento em piscicultura por uma cooperativa de renome é importante para mim e para todos os associados. Agora trabalhando com o apoio da Copacol, seja em assistência técnica ou com garantia de comercialização do produto com valor agregado, tenho perspectivas de melhorar ainda mais o meu negócio e de meus irmãos", comenta.

Foco no consumidor - De acordo com Claudinei, mais importante do que fazer parte de um sistema inédito no país, é ter a responsabilidade de garantir alimentos de qualidade para os consumidores. "Diferente do que criar aves, suínos ou vacas de leite, não podemos enxergar os peixes e acompanhar seus rendimentos a olho. É preciso monitorar a água que forma seu habitat, verificar suas condições e estar atento para qualquer detalhe. Todo cuidado é pouco. Isso porque depois que os peixes saem da minha propriedade, eles vão para os tanques de outros associados, que darão continuidade ao processo de engorda, antes das tilápias serem abatidas. Para que o sistema funcione bem, todos precisam fazer a sua parte e garantir os cuidados necessários para a criação dos peixes com qualidade", explica.

Povoamento - Antes de acontecer o povoamento dos tanques, os associados deverão ter a área preparada para a criação de tilápias, conforme as orientações da Cooperativa. Confira algumas dicas:

- A limpeza e desinfecção dos tanques ou viveiros e de equipamentos é fundamental, bem como, a organização da propriedade, carreadores bem cascalhados, construção de caixa de compostagem, monges adequados e depósito de rações.

- Orienta-se que antes de fazer o povoamento em seus tanques, os produtores façam a calagem com calcário virgem e adubação orgânica desses, para só então depois de período mínimo de sete dias, efetuar o povoamento. Feito esses procedimentos, a água já terá atingido a transparência necessária.

Abatedouro - O Abatedouro de Peixes da Copacol está sendo construído no Município de Nova Aurora e o sistema integrado de peixes, entre Copacol e cooperados, será semelhante aos processos já existentes na atividade de aves e suínos na Cooperativa. Na primeira fase de abate, serão industrializado 10 mil quilos de tilápia por dia. Lembrando que após a despesca, os juvenis são entregues com peso médio de 50 gramas para os produtores integrados e após um ciclo de produção de seis a oito meses, as tilápias serão abatidas. (Com informações da Copacol)

Conteúdos Relacionados