COPACOL: Escolas formam cooperativas mirins
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Além de geografia, matemática, inglês e português, os alunos das localidades de abrangência da Copacol agregaram outras disciplinas ao currículo escolar. A união do desenvolvimento econômico e o bem-estar social como objetivo comum a todos. Em julho, estudantes das escolas Getúlio Vargas, de Iracema do Oeste e Jorge Nacli, de Nova Aurora, formaram suas cooperativas mirins para realizar as atividades do Programa Cooperjovem, promovido pela Copacol.
Outras - Os alunos da Escola Jorge Nacli, com o objetivo de despertar atividades relacionadas ao bem-estar, o respeito mútuo entre as pessoas, ao meio ambiente e a cooperação entre os colegas da sala de aula e toda a comunidade, criaram a Cooperativa do Respeito e da Cooperação. Já os alunos da escola Getúlio Vargas, fundaram a Cooperativa A Vida Vale Mais, que visa desenvolver ações que contribuam para prevenção do uso indevido de drogas e sensibilizar os alunos para assumir atitudes que valorizem a vida. As atividades promovidas pelas cooperativas serão realizadas até o fim do ano letivo pelos estudantes das 6ª séries, em suas respectivas escolas e também nas comunidades onde residem.
Conscientização - Segundo a coordenadora do programa Cooperjovem da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, as atividades promovidas conscientizam as crianças sobre a importância de realizar um trabalho em grupo, com o foco nos mesmos objetivos. "Além dos alunos, toda a comunidade é beneficiada com o programa devido à participação dos estudantes que aplicam os novos ensinamentos nos locais onde residem", enfatiza Gislaine.
Diretoria e conselhos - Após a fundação das cooperativas, foram eleitas as duas diretorias e conselhos. Com a estrutura administrativa montada o próximo passo é perseguir as metas e planejar as ações que serão realizadas pelos alunos até o final de 2010. (Imprensa Copacol)