COPACOL: Evento apresenta os vencedores do II Prêmio Natureza
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 6 de julho, a Copacol divulgou e premiou os projetos ambientais vencedores do segundo Prêmio Natureza Copacol. A 2ª edição do concurso contou com uma expressiva participação das escolas de seis municípios da área de atuação da Cooperativa, com mais de 30 projetos inscritos e avaliados pela comissão julgadora, composta por representantes da Copacol, de órgãos ambientais e do setor de educação.
Incentivo - O objetivo do concurso foi em incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas de Educação Ambiental e o desenvolvimento de projetos para melhoria da qualidade ambiental da comunidade, bem como, contribuir com o desenvolvimento do trabalho das escolas e estimular o empreendedorismo nas crianças e adolescentes através da participação no desenvolvimento e execução de projetos voltados para a Educação Ambiental.
Semana do Cooperativismo - O evento também fez parte das comemorações da Semana do Cooperativismo, que nesse ano teve como tema: “Cooperativismo Responsabilidade Social faz parte de nossos princípios”. O II Prêmio Natureza Copacol integra o Programa de Responsabilidade Social da Cooperativa, DNA Copacol 1/40/5, que se apresenta como um grande “guarda-chuva” para a concretização de ações visando o Desempenho econômico, a preservação ambiental através do N de Natureza e questões sociais junto aos associados, colaboradores e comunidade, através das “Alianças”.
Escolas - Dessa forma, a Copacol, ao propor um projeto de incentivo ao desenvolvimento de atividades ambientais, colabora com a mobilização das escolas e estudantes para colocar em prática as idéias que possam contribuir com o processo transformador na busca de uma sociedade ambientalmente mais equilibrada. De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, a responsabilidade social está intrínseca nos negócios da Cooperativa. “O nosso compromisso é levar qualidade de vida a todos e com responsabilidade ambiental”, enfatiza.
Premiação - Os prêmios no valor de R$ 5 mil e R$ 3 mil, foram entregues para os projetos que ficaram em primeiro e segundo lugar nas categorias: infanto-juvenil, juvenil, infantil e especial, com as seguintes escolas premiadas. Em primeiro lugar na categoria infantil Escola Municipal Rio Branco, de Jotaesse com o projeto, “Água Pura”.
Categoria infantil - Segundo Lugar na categoria infantil Escola Municipal Eugênio Mezon, de Nova Aurora com o projeto, “Revitalização do Parque Balneário Rio Melissa”. Primeiro lugar da categoria infanto-juvenil Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, de Jesuítas com o projeto, “Quem Ama Cuida”. Segundo lugar infanto-juvenil Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, de Cafelândia com o projeto, “Reflorestando Áreas Degradas”.
Categoria Juvenil - Primeiro lugar na categoria Juvenil, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do município de Jesuítas com o projeto, “Produtos Orgânicos Visão de Melhoria da Saúde Ambiental e Humana”. Primeiro lugar na categoria especial APAE de Jesuítas com o projeto, “Reutilizar para Superar Limites”. (Imprensa Copacol)