COPACOL: Prêmio Natureza promove conscientização nas escolas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de incentivar as práticas de educação ambiental nas escolas da região e contribuir para uma sociedade ambientalmente mais equilibrada, a Copacol lançou o Prêmio Natureza Copacol nas instituições de ensino públicas e privadas de Cafelândia, Jotaesse, Nova Aurora, Jesuítas, Iracema do Oeste e Formosa do Oeste. A proposta de valorizar e premiar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelos estudantes de ensino fundamental e médio, vai de encontro à Agenda 21, documento criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano e que prevê a participação de todos os setores da sociedade na preservação e construção de um mundo melhor.

Qualidade de vida - “Pretendemos contribuir para um processo transformador de ideais e de valores, que resultem na melhoria da qualidade de vida nas comunidades. É preciso integrar para preservar o meio ambiente”, comenta o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol. Para o diretor do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, Marcos Alexandre Trento, a natureza não pode mais esperar por ajuda. “Precisamos pensar no momento atual, buscar soluções práticas e ao mesmo tempo eficazes. Apesar de já realizarmos diversos projetos ligados ao setor junto aos alunos, o incentivo da Copacol só deverá reforçar ainda mais o nosso trabalho”, complementa.

Parcerias dão certo - Para a diretora do Colégio Municipal Eugênio Mezzon, Eleuza Esser, a Copacol já mostrou através de outros projetos, que as parcerias dão certo. Segundo ela, a natureza precisa ser preservada a toda hora e o Prêmio Natureza Copacol vai de encontro à esta necessidade. “Estamos muito contentes com a proposta de conscientização da Copacol. O projeto deverá contribuir para um futuro melhor para todos”, complementa. Na avaliação da diretora do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Solange Keoeheer, a sociedade agradece a Copacol pela sua consciência e ações. “Temos certeza que essa preocupação da cooperativa frutificará bons resultados. Nós apoiamos a iniciativa da cooperativa”, conclui.

Projeto - Como requisito básico para a elaboração e futura execução do projeto, deve ser realizado o diagnóstico dos problemas ambientais da área de atuação da escola, tanto dentro dos limites da própria instituição, quanto de seu entorno. Independente da premiação recebida, todos os alunos que inscreverem seus projetos receberão um certificado de participação. (Imprensa Copacol)

Conteúdos Relacionados