COPAGRIL: 5º Workshop de boas práticas de fabricação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na atualidade, a busca pela excelência é encarada como um dos principais objetivos, principalmente pelas indústria que atuam na produção de alimentos. Mas, para se alcançar este objetivo, é preciso ter uma ótima estrutura física, profissionais capazes e também um corpo funcional com dedicação e conhecimento.          Com este objetivo é que a Copagril, através da sua Unidade Industrial de Aves de Marechal Cândido Rondon, a UIA, está desenvolvendo o Workshop "Boas Práticas de Fabricação". O evento iniciou na segunda-feira (21/03) e prossegue até esta terça-feira (22/03), onde os funcionários da UIA poderão ampliar seu conhecimento em algumas áreas importantes do processo de produção e na busca da qualidade.

Evento - Além da apresentação das Boas Práticas de Fabricação, o BPF, outro tópico importante é a abordagem dos pontos críticos de controle. "Durante os dois dias do evento, vamos abordar temas como as boas práticas na produção, apresentando aos funcionários da UIA as melhores maneiras de se trabalhar e manter um padrão de qualidade, além disso, vamos discorrer sobre os pontos críticos de controle, assim poderão ter uma panorama melhor do processo industrial e entender sua importância dentro do mesmo", comenta encarregada do setor de garantia de qualidade, Márcia Cristina Bedutti.

 

Passos - Márcia explica que o principal objetivo é trazer à tona aos funcionários da UIA a importância de seguir os passos do BPF e também qual é o papel deles no processo de conquista de certificação de exportação e industrialização dos produtos. "Nosso objetivo é reafirmar a importância dos funcionários para com o sucesso da UIA, então apresentamos a eles as normas que definem o BPF,  que envolve requisitos fundamentais  como, Instalações, Equipamentos, Iluminação, Higiene pessoal, Higienização do ambiente, Controle de pragas, Saúde dos funcionários, Controle das matérias-primas e Calibração de instrumentos". Os estandes estão divididos por temas: Animais peçonhentos, Boas Práticas de Fabricação, Perigos Químicos, Perigos Físicos, Higiene Sanitários, Higiene de mãos.

 

Participação - A participação dos funcionários da UIA está sendo positiva e, durante os dois dias, os organizadores pretendem que todos participem do workshop. "Isso é muito importante para nós, pois mesmo trabalhando há tempo na empresa, é sempre bom estarmos aprendendo e renovando", comentou Marcos Antônio Pacheco, do setor de lavanderia. "Achei muito bom, pois a gente precisa estar aprendendo sempre", comenta Nair Nunes, do departamento de Inspeção federal, o DIF. Na visão de Angelita Alves da Silva, o evento é um aprendizado, "gostei do que vi, porque é uma atividade onde você participa, aprende e se diverte, como no jogo da memória".

 

Tópicos - Todos os anos um assunto é enfatizado e, para está edição, o tópico explorado é de Animais Peçonhentos, pelo fato de ser uma realidade na região. Palestras com profissionais da Unioeste estão acontecendo durante o evento.

           

Procedimento - As atividades acontecem na medida em que os funcionários saem do almoço, passam pelos stands e participam das atividades. Depois, preenchem um cupom com nome, sobrenome e endereço e lhe é solicitado que descreva a política de qualidade da Copagril. O material de apoio auxilia-os. Depois de preenchido, depositam em uma urna e concorrem a brindes que serão sorteados na sexta-feira (25/03). " Está é uma forma de fazê-los entender e conhecer melhor a política de qualidade da cooperativa, e funciona eficazmente", finaliza Márcia. (Imprensa Copagril)

{gallery}noticias/2011/Marco/22/201132215031/{/gallery}

Conteúdos Relacionados