COPAGRIL: Cooperativa inaugura Unidade Industrial de Rações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Copagril inaugurou na quinta-feira (09/08) a sua Unidade Industrial de Rações Copagril, em Entre Rios do Oeste. A solenidade marcou os 37 anos de atividades da Copagril e teve a participação de cerca de mil pessoas, entre autoridades, lideranças, associados, familiares, clientes, fornecedores, colaboradores e a comunidade em geral.

Participação - Além da diretoria executiva da Copagril composta pelo diretor presidente, Ricardo Sílvio Chapla; diretor vice-presidente, Elói Darci Podkowa e o diretor secretário, Márcio Buss, participaram da inauguração os conselheiros de Administração e Fiscal da Copagril, o prefeito de Entre Rios do Oeste, Rogério Lerner; o presidente da Câmara de Vereadores, Ari Aloísio Maldaner; o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que representou o presidente da instituição João Paulo Koslovski; o deputado federal, Dilceu Sperafico; o deputado estadual Elio Rusch; o chefe regional da Seab, Moacir Fröelich, entre diversas outras autoridades.

Etapa cumprida - Ao falar sobre os 37 anos da cooperativa, o presidente Ricardo Sílvio Chapla, disse que a cooperativa tem contribuído para a diversificação das atividades nas propriedades rurais, agregando valor à produção. Afirmou ainda que a inauguração da Unidade Industrial de Rações é mais uma etapa cumprida do Projeto Avícola da Copagril, iniciado em 2002 e que hoje integra a produção de frangos de corte no campo em 182 aviários construídos e mais 45 em construção, abate de cerca de 90 mil aves ao dia e industrialização de um mix de produtos de aproximadamente 75 diferentes itens, comercializados no Brasil e principais mercados externos.“Este foi um projeto muito bem estudado e que está trazendo reflexos positivos aos avicultores, bem como à Copagril como um todo. A Unidade Industrial de Rações é mais um avanço da cooperativa na industrialização de matéria-prima, agregando valor à produção do cooperado”, destacou Chapla.

Importância - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que representou o presidente da João Paulo Koslovski, afirmou que o cooperativismo paranaense é responsável por grande parte do PIB brasileiro e que a Unidade Industrial de Rações da Copagril vem somar os esforços para que o cooperativismo tenha uma participação expressiva e importante na economia do estado. “Esta indústria foi idealizada com o esforço de cada um dos cooperados que representam a força do nosso cooperativismo. Nestes 37 anos da Copagril, a indústria é sinônimo de desenvolvimento e perspectivas para o futuro da agroindustrialização”, ressaltou Ricken.

Características - O investimento na Unidade Industrial de Rações é de R$ 15,2 milhões. A obra possui 3.600 m2 e a capacidade de produção inicial da ração para frangos de corte, a granel, será de 50 toneladas por hora com capacidade de ampliação para 100 ton/hora. Todo o processo será automatizado com equipamentos mais modernos existentes no mercado, o que possibilitará a rastreabilidade em todas as etapas do processo. Os equipamentos da indústria são auto-limpantes, seguindo modelo europeu, reduzindo os riscos de contaminações de alimentos às aves e oferecendo rações com qualidade garantida aos produtores.

Conteúdos Relacionados