COPAGRIL II: Programa de controle de roedores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em busca de apresentar soluções para um dos problemas encontrados no setor de aves, mais especificamente nos aviários que fazem parte da Integração Copagril, o fomento avícola da cooperativa está desenvolvendo uma série de palestras sobre o Controle de Roedores nos Aviários. A primeira palestra foi desenvolvida na terça-feira (22/03) na sede da AACC em Marechal Cândido Rondon e envolveu produtores da sede, Iguiporã, Novo Três Passos, Margarida e São Roque. Através da parceria da Copagril com a empresa Detevel, o palestrante Hilton José Marangoni falou sobre as formas de manejo e gerenciamento das pragas, mais especificamente roedores nas propriedades.

Objetivos - O objetivo das palestras é trazer mais informações aos produtores, fazendo com que eles possam entender os melhores procedimentos para este tipo de situação. "Trouxemos o raticida BROMY e vamos apresentar o produto e a melhor maneira de utilizar no aviário, tanto dentro como fora. Este produto ainda pode ser utilizado em casa de ordenhas, paiol de cereais, estrebarias entre outros", comenta o técnico Nilson Mussoi da Detevel.           Além disso, Nilson comenta que a ideia é informação. "Estamos cada vez mais trazendo informações para estarmos inovando, afinal, cada vez que se adota um pesticida como esse, a tendencia é que os roedores adotem outras maneiras de sobrevivência. Então, além da apresentação do produto, estamos aqui para informar os associados da Copagril na prevenção e manejo", finaliza o técnico.

 

Procedimento - Na série de palestras, são apresentadas a forma de manejo de pragas como: iscagem, recomendada em toda área e no mesmo dia; substituir a isca caso esteja muito roída; iscar novamente a cada oito dias casa haja consumo total da isca nos pontos; reutilizar as iscas usadas e ou substituídas nas áreas externas como tocas e entulhos, lenha e fossas; a cada 30 dias é obrigatória a substituição total de todas as iscas, pois após este período as mesmas perdem sua palatabilidade (sabor); procurar sempre a proteção de iscas, pensando na durabilidade e que animais não alvos tenham acesso e manter sua propriedade limpa e asseada para ajudar no controle dos roedores.

 

Eventos - As palestras acontecem na quarta-feira (23/03) às 09h em Entre Rios do Oeste, na Câmara de Vereadores, envolvendo avicultores residentes em Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São Clemente, Santa Helena, São José das Palmeiras. Na parte da tarde, com início as 14h será desenvolvido para os produtores de Mercedes, Nova Santa Rosa, Novo Horizonte, Porto Mendes, Bom Jardim e arredores, na AACC de Rondon. (Imprensa Copagril)

Conteúdos Relacionados