Copagril muda estatuto e também adota o termo Agroindustrial
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 230 associados, além dos conselheiros de administração e fiscal participaram na tarde desta quarta-feira (23/11) da Assembléia Geral Extraordinária (AGE), para alteração do estatuto social da Copagril. A partir de então, a razão social da Cooperativa Agrícola Mista Rondon (Copagril), que era utilizada desde 1970, passa a ser Cooperativa Agroindustrial Copagril. De acordo com o diretor presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, a mudança se deve, principalmente, para que o nome traga em si todas as atividades realizadas dentro da Copagril. “Agroindustrial é a palavra que resume todas as ações desenvolvidas pela cooperativa”, afirma Chapla.
Conselho - Depois da aprovação da maioria dos associados presentes na AGE, ficou estabelecido que o Conselho de Administração fica constituído por onze membros, sendo dois diretores executivos; o diretor presidente e o diretor vice-presidente, e nove membros vogais, e terá um dos membros vogal a somar na Diretoria Executiva, com o título de Diretor Secretário, que deverá ser eleito pelos membros dos três conselhos da Copagril e elevado à ratificação pela Assembléia Geral Ordinária (AGO), que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2006.
Cotas - Para devolução da cota-capital foram propostas algumas alterações. Entre elas, o associado que completar 65 anos de idade e 15 anos de sócio na Copagril é considerado Sócio-Jubilado. As parcelas dos sócios-jubilados que ainda tenham algum saldo a receber passam a ser pagas em duas, quatro ou cinco parcelas, a partir de abril de 2007, de acordo com a situação de cada um. Independente dos procedimentos pactuados na reforma estatutária, quando os valores a restituir, tanto aos sócio-jubilados, como aos demitidos, eliminados ou excluídos, ameaçar a estabilidade econômica e financeira da Copagril, o Conselho de Administração poderá adotar medidas limitantes de restituição do capital.