Cotrag registra alta no faturamento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cotrag (Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Guarapuava) realizou sua assembléia geral no dia 25 de fevereiro. O presidente da cooperativa, Darci Zanlorenzi, apresentou as ações tomadas em 2005, entre elas a redução dos custos fixos da sede cooperativa, contratação de uma empresa de enlonamento de caminhões nos pontos de carga em São Paulo, parcelamento do ICMS junto à Receita Estadual e centralização das cobranças de frete junto a empresa Santa Maria (que aceitou vender suas mercadorias CIF ao invés de FOB). Dessa forma foi minimizado o risco de inadimplência, além de ser viabilizado o desconto de títulos em instituições bancárias, para geração de caixa. Participaram da assembléia 23 dos 89 associados da Cotrag. O analista contábil João Gogola Neto representou o Sistema Ocepar.
Números - O balanço da cooperativa foi apresentado pelo contador Rosni Visentin Ferreira. Segundo ele, a cooperativa apresentou uma recuperação nos seus resultados no ano passado. A recuperação deve-se basicamente à redução de custos, das perdas com clientes e aumento no faturamento bruto, que em 2005 foi de R$ 7,7 milhões, valor 21 % superior ao de 2004. O resultado gerado foi R$ 25,8 mil de sobras. O balanço foi aprovado e o resultado destinado à capitalização da cooperativa.
Conselho – Em relação à posse do conselho de administração, o presidente da cooperativa explicou que não foi registrada nenhuma chapa. Nesse caso, o estatuto previa o debate para a composição do conselho. Após as discussões foi colocada em votação a reeleição da diretoria atual com a substituição de três diretores vogais, que foi aprovada com duas abstenções. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2006/2007. Foi solicitada, durante a assembléia, maior participação do conselho fiscal e também que a diretoria providenciasse uma sala e uma pessoa para prestar os esclarecimentos operacionais e burocráticos, durante as reuniões do conselho fiscal.