CPI DOS ALIMENTOS TERÁ REUNIÕES REGIONAIS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Sugestões ? O presidente do Sindileite sugeriu que a CPI realize um panorama do leite desde o plano real, com histórico dos preços pagos aos produtores, custos de produção e preços no atacado e varejo. Thiesen defendeu a necessidade de se discutir a legislação interna e os direitos dos consumidores, aprofundando a análise das promoções e contratos entre indústria e redes distribuidoras, inclusive a questão tributária. O representante do Sindileite também sugeriu a realização de levantamento, junto aos serviços de inspeção federal e estadual, da qualidade dos produtos, visando abrir o mercado de exportação. A comissão deve ouvir também os responsáveis pelas compras do setor público.
Auto-suficiência ? O médico veterinário Ronei Volpi, da Faep, fez um relato da produção e consumo do leite no Paraná, afirmando que historicamente o Brasil era importador de leite, mas já alcançou a auto-suficiência. Frisou que o desequilíbrio entre o custo de produção e os preços praticados no mercado está trazendo sérios problemas aos produtores. Técnicos deixaram claro aos membros da CPI que também os pequenos varejistas estão sentindo a pressão econômica das grandes redes de supermercados.
Agenda das reuniões ? O deputado César Silvestre, que será o relator da CPI dos Alimentos, afirmou que a sociedade espera uma resposta rápida desta CPI. Sugeriu que a comissão concentre seus esforços na questão do leite para que as conclusões do Paraná sejam incluídas no relatório nacional com as conclusões das CPIs que estão sendo realizadas em vários Estados. Essa sugestão foi acatada pela CPI, que marcou as datas das reuniões regionais: dia 29 de janeiro, em Ponta Grossa; dia 30 de janeiro, em Francisco Beltrão (9 horas) e Cascavel(16 horas); dia 31 de janeiro em Maringá (9 horas) e Londrina (16 horas); e em fevereiro, em data a ser marcada, em Curitiba.
Organização das entidades ? Os parlamentares que integram a CPI sugerem que as entidades se organizem em suas regiões para discutir, com antecedência, os problemas que serão apresentados durante as audiências públicas. E Medianeira, por exemplo, as entidades se reúnem nesta quarta-feira para discutir os problemas do setor.