CRÉDITO: Aumenta prazo para operações do Procapcred

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred) terá prorrogação de 12 meses para contratação de operações. Sendo assim, o vencimento que era dia 30 de junho de 2007 passou para 30 de junho de 2008. A informação foi divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da carta circular, 22/2007, nesta quarta-feira (18/7). Segundo informou o técnico da Gerência de Mercados do Sistema OCB, Sílvio Giusti, várias cooperativas estavam ansiosas por essa prorrogação. Por isso, o Conselho Especializado de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco) trabalhou ações junto ao Ministério da Fazenda e BNDES para garantir mais prazos.
Para o secretário da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, “a prorrogação vai favorecer o desenvolvimento das cooperativas de crédito e permitirá o aumento do seu capital proporcionando mais financiamentos aos cooperados”.

BNDES - O programa, lançado no ano passado, conta com recursos provenientes do BNDES, e permite o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito. É dirigido a cooperados, pessoas físicas dedicadas a atividades produtivas de caráter autônomo, tais como os produtores rurais, pescadores, empresários, prestadores de serviços autônomos e microempreendedores, e a pessoas jurídicas dos ramos de produção rural, pesqueira, industrial, comércio ou serviços. O financiamento é destinado aos cooperados para aquisição de cotas-partes. Giusti explicou que cada cooperado pode solicitar até R$ 10 mil, respeitando o limite de 100% do Patrimônio de Referência (PR) da cooperativa.  Para solicitar os recursos, a cooperativa deve apresentar às instituições financeiras conveniadas um projeto definindo os objetivos do Plano de Capitalização.

Encargos - Os encargos financeiros pós-fixados a serem cobrados dos beneficiários de financiamentos do Procapcred serão calculados pela TJLP, acrescida de juros anuais de até 4% com prazo de pagamento de até seis anos, incluídos até 12 meses de carência. O Programa foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial do Cooperativismo (GTI), com a participação da OCB. (OCB)

Conteúdos Relacionados