CRÉDITO: Copercredi une comunidade de Colombo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de duzentas pessoas compareceram, na noite de ontem (10/10), em Colombo, à solenidade de inauguração da Sicredi Copercredi - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Metropolitana de Curitiba. Constituída com apoio de toda as comunidade e sob a liderança da Associação Comercial e Industrial (Acic), o funcionamento da cooperativa, que ocorre na segunda-feira (15/10) está gerando uma grande expectativa do comércio, indústria e agricultura do município. Expectativa porque Colombo tem uma instituição financeiro própria, que nasce com o objetivo de prestar serviços aos associados, a baixos custos.
Realização de um sonho - A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito municipal, José Antonio Camargo; do presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock; do superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken; da diretoria da Acic, do Sindicato Rural, de diversos colaboradores do Sicredi, da Icatu Hartford e de dezenas de empreendedores. "Todos poderão se associar à cooperativa", afirmou o presidente Osmir Marcos Alberti em seu discurso de inauguração, quando discorreu sobre o longo caminho percorrido - cerca de quatro anos - entre idéia e a realização do sonho. Nesse período, a iniciativa sofreu a influência de diversas alterações na legislação federal que regula o cooperativismo de crédito. "Quase chutamos o balde diante das dificuldades", afirmou Osmir Alberti.
Instituição da comunidade - Os pronunciamentos do superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken; do presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, do prefeito e associado José Antonio Camargo, do presidente Osmir Alberti, e do gerente Ilizeu José Benato deixaram clara não apenas a importância do cooperativismo de crédito, mas que a Copercredi é a instituição financeira da comunidade integrada a um sistema profissional presente em dez estados brasileiros, com mais de mil unidades de atendimento. Ricken lembrou que o Paraná tem o melhor cooperativismo de crédito do Brasil e Dasenbrock ressaltou que o Sicredi é um sistema sólido, presente no Paraná em mais de 250 municípios, integrado por quase 300 mil pessoas. "Aqui o associado pode falar com o presidente. Os recursos aqui gerados ficam aqui para beneficiar os integrantes da comunidade", frisou.
Por um ideal - "Gostaríamos que vocês viessem para a cooperativa por um ideal", convidou o presidente Osmir Alberti, depois de afirmar que a Copercredi oferecerá aos associados diferenciais atrativos em produtos e serviços. Mostrando que nos quatro anos de gestação da idéia aprendeu muito sobre cooperativismo, Alberti conclamou a sociedade a integrar cooperativa, chamando atenção para que os associados façam uma boa escolha de quem eles desejam indicar como sócios no novo empreendimento. Agradeceu o apoio da Central Sicredi na orientação para a constituição da cooperativa e explicou porque a comissão optou por aderir ao Sicredi: "Por causa da força de sua marca, sua abrangência e organização". Lembrou que no início a comunidade foi convidada a integrar outra cooperativa, mas a comissão optou por constituir uma cooperativa própria.
Expansão - A Copercredi foi autorizada a atuar nos municípios de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Mesmo antes de entrar em funcionamento, as comunidades de Roça Grande e Alto Maracanã solicitaram a instalação de unidades de atendimento. A expansão depende da consolidação da cooperativa e dos resultados operacionais. A população atual dos municípios da área de ação se aproxima dos 300 mil habitantes, indicando um grande potencial de crescimento da cooperativa. Entre as autoridades presentes à inauguração da cooperativa há um consenso sobre as boas perspectivas da Coperecredi. "As lideranças demonstram ter determinação na busca desse ideal. Esse é um fator de sucesso", comentou o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.