CRÉDITO: Paranaguá também terá Sicredi
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sicredi está bem próximo de chegar ao Litoral do Estado. O projeto para a implementação de uma cooperativa de crédito na região deve ser encaminhado ao Banco Central (Bacen) ainda no segundo semestre deste ano e já em 2007 o Sicredi estará atuando nos municípios. O projeto está sendo discutido principalmente com a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). A entidade é uma das principais apoiadoras e promoveu, no último dia 17, o IX Encontro Multissetorial, onde, em um café da manhã, homenageou o comerciante pelo seu dia e promoveu uma palestra sobre “Cooperativismo de Crédito”.
Apoio da Acip - “Nós queremos que, a partir do ano que vem, o Sicredi esteja conosco”, afirmou o presidente da Aciap, Alceu Claro Chaves. “Estamos empenhados para que o sonho de termos uma cooperativa de crédito se torne realidade. Assim os recursos ficarão na comunidade e não em luxuosos prédios na avenida Paulista (em São Paulo)”, completou Yahia Hamud, presidente da Câmara do Comércio Varejista. No evento, o presidente da Central Sicredi PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, falou sobre cooperativismo de crédito, sua história, princípios e os benefícios para a sociedade. “Para ter uma cooperativa aqui, só é relevante se for bom para a comunidade. O resultado vai ficar aqui, só assim faz sentido”, explicou Dasenbrock. Ele apresentou ainda vídeos institucionais do sistema e o audiovisual sobre a conquista de um milhão de associados pelo Sicredi, que vem sendo divulgado na mídia. Dasenbrock também ressaltou a importância do comerciante para as cooperativas de crédito. “O comerciante é o elo entre a cooperativa e o comércio, os serviços. Que ele continue se consolidando e se organizando”, destacou o presidente da Central-PR.
Projeto – De acordo com o gerente de desenvolvimento do Sicredi de Curitiba e Região, Rafael Preis, o projeto para a criação de uma cooperativa de crédito no Litoral está em fase de conclusão. Depois de finalizado, será encaminhado ao Bacen para homologação e, provavelmente, já em 2007, o Sicredi iniciará sua atuação na região, beneficiando cerca de 270 mil habitantes que compõe os sete municípios do Litoral: Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Só em Paranaguá seraão cerca de 140 mil pessoas que poderão se beneficiar da cooperativa, que será de livre admissão (poderá associar pessoas físicas e jurídicas de vários segmentos).
Apoio do município - “Nós da prefeitura de Paranaguá damos total apoio para a criação do Sicredi no nosso município, pois os recursos ficarão aqui, com a comunidade. Isso é inédito e bom para os municípios e a população”, finalizou o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho. (Fonte: Imprensa Central Sicredi-PR)