Cresce o número de cooperados e cooperativas brasileiras

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A gerência de Infra-estrutura da OCB concluiu esta semana o levantamento do número de cooperativas, cooperados e empregados do sistema cooperativista ligados a Organização das Cooperativas Brasileiras. O balanço mostra que o ano de 2002 fechou com a existência de 7.549 cooperativas singulares. Em 2001 estavam registradas 7.026 cooperativas na OCB. O número de cooperados do Sistema teve um aumento de 9% em 2002, o equivalente a 480 mil novos associados. Já o número de funcionários diminuiu. Passou de 175.412 em 2001 para 171.395 no ano passado. "O crescimento do número de cooperados de 94 para cá praticamente dobrou de 2,9 milhões para 5,2 milhões em 2002. Houve um pequeno decréscimo no número de empregados que aconteceu apesar do aumento do número de cooperados e de cooperativas." A análise foi feita hoje pelo superintendente da OCB/Sescoop, Flodoaldo Alves de Alencar. Segundo ele, a questão é complexa, pois cada ramo do Cooperativismo apresenta características específicas.

Urbanas - A gerente de Infra-estrutura da OCB, Belmira Neves, lembra que há um crescimento considerável de cooperativas urbanas nos últimos anos, que geram postos de trabalho e não empregos diretos. As cooperativas de Trabalho surgem devido ao aumento do desemprego nas grandes cidades e à necessidade de união dos trabalhadores de forma organizada para possibilitar sua inserção no mercado. Neste caso tornam-se cooperados do sistema e não empregados. Atualmente o Trabalho é o ramo com o maior número de cooperativas: 2.109. Já as cooperativas rurais, devido à sua forma de produção, necessitam de maior contingente de mão-de-obra. Dos 13 ramos, o Agropecuário é o que mais gera empregos com um total de 105 mil pessoas no ano passado. A OCB registra a existência de 1.624 cooperativas agropecuárias.

Ramos - Hoje o sistema conta com 13 ramos organizados: Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infra-estrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Turismo e Lazer e o mais recente, Transporte, criado em junho do ano passado. Além das 7.549 cooperativas singulares, o Sistema OCB conta com 81 cooperativas centrais, 76 federações e 13 confederações nas 27 unidades da Federação.

Conteúdos Relacionados