CRISE DA AGRICULTURA: Reunião do Grupo de Trabalho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, participou, na terça e quarta-feira desta semana (11 e 12/07), da reunião do Grupo de Trabalho que discute as medidas estruturantes para a agricultura. A reunião contou com a presença do coordenador, José Gerardo Fontelles, dos representantes e assessores da CNA, da OCB e dos parlamentares Luiz Carlos Heinze e João Grandão. Durante a reunião, o coordenador informou sobre o andamento das negociações sobre as medidas emergenciais ainda pendentes. No caso da liberação de garantias, ainda está em negociação junto ao Tesouro Nacional, bem como o alongamento dos financiamentos do Recoop. Fontelles informou que realizou reunião com o BNDES visando a agilização nas operações com o banco. A operacionalização do Fat Giro rural junto ao BNDES deverá inciar até o final deste mês, pois houve problema na área de informática. O coordenador informou, também, que está sendo estudada a retirada da inadimplência nas operações de Pesa, Securitização e Recoop.


Medidas estruturantes - Em relação às medidas estruturantes foram definidas como prioritárias: captação de recursos externos, política de renda mínima, desoneração tributária, programa de genéricos (insumos), infra-estrutura (cabotagem), defesa agropecuária, CTN Bio e draw back agropecuário. Ficou deliberado que um grupo técnico coordenado por profissionais do Sistema OCB e CNA, acompanhado de técnico da Comissão da Agricultura, se reunirá a partir de 2ª feira (17/07) para aprofundar e compatibilizar as propostas acima para, em seguida, serem debatidas pelo grupo de trabalho.


Na Comissão de Agricultura - O presidente da Ocepar também esteve na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, onde manteve contato com os deputados Moacir Micheletto, César Silvestre e Luiz Carlos Heinze, para discutir questões relativas as medidas estruturais que serão discutidas pelo Grupo de Trabalho constituído com essa finalidade.

Conteúdos Relacionados