CRISE: Frente Parlamentar pede apoio do Ministério do Planejamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em busca de apoio do Governo Federal para que a agricultura enfrente a grave crise financeira mundial, a Frente Parlamentar da Agropecuária teve encontro na noite de terça-feira (04.11) com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Durante jantar oferecido pela bancada, os parlamentares apresentaram o cenário atual da agricultura frente à crise mundial e as possíveis conseqüências para 2009 caso algumas medidas não sejam tomadas pelo governo. Os deputados e senadores pediram o empenho do ministro para a liberação de R$ 3,1 bilhões para comercialização de vários produtos, além de aumento da verba destinada ao Programa de Subvenção do Prêmio de Seguro Rural. O presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), fez um apelo para que os recursos cheguem às mãos dos produtores rurais.

Liberação de crédito - "Embora o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já tenha anunciado no Congresso Nacional a liberação de recursos, temos recebido inúmeras reclamações de produtores que não conseguem obter dinheiro nas agências bancárias. Os recursos não estão chegando na ponta", alertou. O coordenador-político da Frente, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR) foi enfático em relação aos reflexos diretos para o homem do campo. "Mostramos para o ministro o quanto a crise econômica poderá afetar o plantio da safra 2008 /2009, como redução da área plantada, falta de fertilizantes e conseqüente perda de produtividade. Além do produtor ter renda, poderá haver redução na colheita de grãos no ano que vem", advertiu.

Avaliação - Na avaliação do vice-presidente da Frente para a Região Norte, deputado Moreira Mendes (PPS/RO), o encontro foi positivo. "O ministro ouviu atentamente os problemas de crédito que o setor enfrenta e se mostrou disposto a discutir profundamente com outros segmentos da área econômica uma forma de preservar o produtor dos reflexos da crise", comentou. Participaram da reunião o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Ônix Lorenzoni (DEM/RS), o presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Neuto de Conto (PMDB/SC), além dos deputados Luis Carlos Heinze (PP/RS), Homero Pereira (DEM/MT), Marcos Montes (DEM/MG) e o senador Gilberto Goellner (DEM/M), todos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária. (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Conteúdos Relacionados