CRISE NO CAMPO II: MP pode solucionar pendências do PESA/Securitização e Recoop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Até o início da próxima semana deverá ser editada pelo governo federal, uma Medida Provisória (MP) autorizando o financiamento, com custo de crédito rural às parcelas vencidas em 2005 e vencidas ou vincendas em 2006 das operações Pesa/Securitização e Recoop. Esta informação foi dada na manhã desta sexta-feira (04/08) pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski que integra o Grupo de Trabalho constituído para apresentar soluções à crise no campo para o governo.
Parcelas - Segundo ele, “para ter direito ao financiamento, os beneficiários deverão estar adimplentes com as parcelas vencidas até 31/12/2004. Nestas condições, as parcelas serão calculadas sem quaisquer encargos adicionais de inadimplemento, os mutuários terão direito ao bônus de adimplência e à não cobrança da correção do preço mínimo no caso específico da linha de financiamento que contém tal dispositivo. Na data do vencimento da parcela a ser paga deverá ser aplicada a variação pro rata da taxa média ajustada Selic, portanto com uma redução significativa dos custos de inadimplência”, informou.
Grupo de Trabalho - Koslovski faz questão de lembrar que a edição desta Media Provisória é resultado de mais uma ação realizada pelo Grupo de Trabalho, do qual ele faz parte representando a OCB. Este grupo foi nomeado pelo ministro da Fazenda, que tem a participação dos ministérios da Fazenda, Agricultura, além de parlamentares, da OCB e da CNA. “Cabe salientar também o importante papel exercido pela Comissão da Agricultura na viabilização desta proposta e também da sensibilidade do Ministério da Fazenda, através do Secretário Executivo, Bernardo Appy, do Assessor do Ministro, José Geraldo Fontelles que é o coordenador do Grupo de Trabalho e de Gilson Bittencourt, da gerência de microcrédito e microfinanças.