CRISE NO CAMPO: Ocepar discute em Brasília ações emergenciais para agricultura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 1º e 2 de agosto, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, esteve em Brasília, participando de algumas reuniões do Grupo de Trabalho que discute medidas emergenciais e estruturantes para a agricultura brasileira. Uma dessas reuniões aconteceu na sede do Banco do Brasil na capital federal, que contou com as presenças do vice-presidente de agronegócios, Ricardo Conceição, do diretor de agronegócio, Derci Alcântara, outros diretores e mais os deputados federais, Moacir Micheletto, Luiz Carlos Heinze, Francisco Sérgio Turra, Odacir Zonta e Waldemir Moka. Segundo Koslovski, neste encontro foram discutidos os principais entraves que estão sendo enfrentados pelos produtores e cooperativas na formalização das operações de crédito, que foram aprovadas pelo Governo para resolver as questões emergenciais da crise no campo. “Na oportunidade, os parlamentares levantaram vários pontos que estão dificultando a concretização das operações. Também em nome das cooperativas apresentamos os principais problemas que ainda ocorrem no Paraná e que precisam de uma solução urgente”, frisou João Paulo.
Fazenda I – Na terça-feira (01/08) ainda, o presidente da Ocepar participou de uma reunião no Ministério da Fazenda, com o coordenador do Grupo de Trabalho, José Gerardo Fontelles, assessor do ministro, quando foram abordados dois assuntos: liberação das garantias do Pesa/Securitização e Recoop, proporcionalmente ao que já foi pago e o pedido já debatido que é o de considerar adimplentes as operações das três linhas para aqueles que estavam em dia até o dia 31/12/2004. João Paulo disse que aproveitou esta reunião, que contou com a participação dos deputados, Heinze, Zonta e Sperafico para fazer a entrega formal à Fontelles das medidas estruturantes preparadas pela equipe técnica do Sistema OCB e CNA com a participação de técnicos da Comissão da Agricultura e da própria Ocepar.
Fazenda II – Na quarta-feira, dia 02, o presidente do Sistema Ocepar retornou ao Ministério da Fazenda para uma nova reunião, quando foram apresentadas a José Gerardo Fontelles a proposta “desenhada” pelos integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara Federal. Fontelles informou que os parlamentares terão reunião com Bernardo Appy, Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, ocasião em que poderá ser anunciada qual medida o governo pretende adotar no sentido de considerar adimplentes as operações do Pesa/Securitazação e Recoop. Também participaram desta reunião o superintendente da OCB, Ramon Belisário e técnicos da CNA.
Senado – Ontem (02/08) o presidente da Ocepar aproveitou para se reunir com o senador Osmar Dias, no Senado, quando pediu o seu apoio na elaboração do relatório junto a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao Projeto de Lei 5.191-C que tramita na Câmara e o PLC 46/06 no Senado, que trata de assuntos de interesse das cooperativas que atuam em parceria, especialmente as cooperativas sucroalcooleiras. Koslovski disse que o senador se mostrou bastante receptivo e se comprometeu em apoiar tanto o relatório como trabalhar pela agilização junto a CCJ o tema.