CRISE NO CAMPO: Plano Safra será anunciado no final da tarde de hoje (25)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciam às 17 horas desta quinta-feira, no Salão Leste do Palácio do Planalto, o Plano Agrícola e Pecuária 2006/07. Na ocasião, eles também falarão sobre outras medidas que o governo federal está tomando para apoiar o setor agrícola. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, está em Brasília desde ontem (24/05) negociando medidas adequadas para o setor. O líder cooperativista continua defendendo a necessidade de prorrogação das dívidas dos produtores para pagamento em médio e longo prazo. Ontem (24/05), na sede OCB, Koslovski se reuniu com os principais dirigentes cooperativistas brasileiros para avaliar o quadro de crise do setor agropecuário. “A expectativa é grande e a esperança também”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao definir o ambiente do setor agropecuário em relação ao Plano e Pecuário 2006/2007, a ser anunciado nesta quinta-feira pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e da Fazenda, Guido Mantega. Apesar de o setor não ter sido chamado para discutir propostas para o novo plano, a OCB e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) estimam que o volume de crédito necessário ao financiando do setor seria da ordem de R$ 86,3 bilhões.
Alongamento - A principal preocupação das cooperativas agropecuárias, segundo Freitas, refere-se à solução para o endividamento do setor que acumula prejuízo das duas últimas safras e um nível de desemprego estimado em 100 mil postos de trabalho na agricultura. “Esperamos que, no mínimo, o novo plano venha com solução definitiva. Ou seja, que o agricultor possa ter renda, pagar o custeio e as dívidas contraídas a partir de 2004 com dignidade”. Nesta quarta-feira, um dia antes de o governo anunciar as novas medidas para o setor agrícola brasileiro, o presidente do Sistema OCB/Sescoop, reuniu-se com o Grupo de Trabalho Renda Agrícola, constituído para acompanhar e buscar alternativas para a superação da crise no setor. Participaram da reunião o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o vice-presidente da OCB, Luiz Roberto Baggio e o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro. A pauta principal do encontro foi o alongamento do custeio 2005/2006. Na parte da tarde o grupo mais os deputados federais, Moacir Micheletto e Luiz Carlos Heinze se reuniram com o assessor do ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles e logo após foram recebidos pelo diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Dercy Alcântara.
Wedekin - O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, faz uma palestra, nesta quinta-feira (25/5), sobre a situação agrícola do país, durante a reunião do Conselho Especializado do Ramo Agropecuário da OCB, que acontece na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). O encontro, aberto às cooperativas agropecuárias de todo o País, conta ainda com a participação do consultor Nathan Blanche, que apresentará projeções e impactos do câmbio sobre os mercados das principais commodities do agronegócio brasileiro. Outro assunto que será discutido é em relação ao plano de ação, que tratará sobre a aplicação das Instruções Normativas números 635 e 636 da Receita Federal, que tratam do recolhimento de PIS e Cofins devidos por cooperativas, o relatório de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional e as perspectivas para o Plano Agrícola e Pecuário 2006/07.