CROÁCIA: Embaixador visita Ocepar e segue para cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski recebeu na manhã desta segunda-feira (26/02) a visita do Embaixador da República da Croácia, Rade Marelic, acompanhando do chefe de gabinete do deputado federal Moacir Micheletto, Ronaldo Troncha, da secretária executiva da Frente Parlamentar Brasil/Croácia, Inúbia Sfoggia e demais assessores parlamentares. Este encontro dá início a uma série de visitas do embaixador e comitiva a uma série de cooperativas paranaenses no decorrer desta semana. Segundo Marelic, estas visitas precedem uma vinda do Ministro da Agricultura do seu país que vê o Paraná como um grande parceiro comercial.
Demandas - Após ouvir do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, uma detalhada explanação sobre os principais números do cooperativismo paranaense, Rade Marelic afirmou estar impressionado com a força das cooperativas do Paraná, principalmente no setor do agronegócio. “Os números impressionam. O Paraná e suas cooperativas podem ser uma importante porta de entrada para negócios com a Croácia. Temos uma demanda muito grande por alimentos, especialmente grãos e carnes devido a um grande número de turistas que nos procuram anualmente”.
Porto de Rejeka - O embaixador informou que apesar do país ter uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes, a Croácia recebe anualmente cerca de 10 milhões de turistas. “Nossa produção de alimentos é suficiente para abastecer nossa população, mas temos déficit devido ao atrativo turístico, devido a nossa costa marítima de 5,8 mil quilômetros”, destacou Marelic. O embaixador destacou que a localização estratégica da Croácia, com o Porto de Rejeka, que possui o segundo maior calado de portos europeus é uma excelente porta de entrada para um mercado consumidor estimado em 65 milhões de pessoas.
Ocepar – O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski disse que a visita é muito importante para que não só as cooperativas paranaenses possam prospectar novos mercados nesta região que viveu durante muito tempo sobre um regime rígido e fechado, como é a atual Croácia como também viabilizar trocas de informações e tecnologias. Koslovski colocou a entidade a disposição da Embaixada da Croácia para que num futuro possa ser organizada uma rodada de negócios entre cooperativas paranaenses e empresários croatas para que negócios sejam concretizados. “As cooperativas estão prevendo uma série de investimentos em agroindústria para aumento de produção e nada melhor do que contatos como esse para abrir novos mercados”.
Visitas – A primeira cooperativa a ser visitada pelo embaixador Rade Marelic e sua comitiva será a Agrária, em Entre Rios, Guarapuava hoje (26/02) e amanha, terça-feira. Na quarta-feira (28/02) será na Cocamar, em Maringá e na Copacol em Cafelândia. Na quinta-feira, dia 1º de março o embaixador croata conhece a C.Vale, em Palotina pela manhã e a tarde na Copagril, em Marechal Cândido Rondon. No último dia de visita, sexta-feira (02/03), a comitiva estará em Medianeira, na cooperativa Frimesa. No final da tarde visitam a Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Dados – A Croácia é um país europeu, resultante da desagregação da Iugoslávia, limitado a norte pela Eslovênia e Hungria, a leste pela Sérvia e Bósnia-Herzegovina e a sul e oeste pelo Mar Adriático - através do qual tem acesso com a Itália. Sua capital é a cidade de Zagreb com um pouco mais de 780 mil habitantes, de um total de 4,5 milhões de croatas. O Produto Interno Bruto é de US$ 59,41 milhões, com uma taxa de crescimento de 4,4% ao ano, com PIB percapita de US$ 13,20 mil e com uma inflação controlada de 3,4% ao ano.