DESAFIOS: Crise é oportunidade, diz professor Scotti

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Funcionários do Sistema Ocepar/Sescoop-PR assistiram na manhã desta segunda-feira (13/11) à palestra sobre “Administração Pró-ativa”, ministrada pelo engenheiro civil e professor Miguel Angelo Scotti. O professor conduziu uma reflexão sobre a superação de crises. Ele explicou que para os orientais a idéia de crise é composta por duas palavras usadas pelos ocidentais: perigo e ocasião (esta última no sentido de oportunidade). “Se conseguirmos enxergar as oportunidades nas crises, se torna mais fácil e rápido superá-las”, resumiu o professor. Scotti explicou que o Japão, arrasado depois da Segunda Guerra Mundial, soube aproveitar o Plano Marshall para a reconstrução do País, adaptando ao modo de vida oriental as contribuições norte-americanas. “Na década de 1980, os japoneses estavam competindo com os americanos na indústria automobilística, dentro dos Estados Unidos”, lembrou Scotti. Ele abordou também o exemplo de empresas da área de informática. Uma delas mudou a forma de atuar no mercado, vendendo direto ao consumidor, sem revendedores, e assim conseguiu crescer, de maneira inovadora.

Agronegócio – Ao abordar a crise na agricultura, o professor frisou seus impactos sócio-econômicos, entre eles a redução do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola, retração no comércio e conseqüente desemprego e violência. Nesse contexto, ele falou sobre a necessidade da preocupação com o lado social, evitando o agravamento dos problemas sociais.

Comprometimento - O professor também abordou os diferentes tipos de lideranças gerencial –os mais focados nos processos e os mais focados nas idéias e nas pessoas. Ele destacou a importância de se manter um equilíbrio entre os diferentes estilos. Ele também disse que deve haver vontade estratégica para melhorar e estímulo aos empreendedores.

Conteúdos Relacionados