DIA DO COOPERATIVISMO VII: Osmar destaca a data no Senado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O senador Osmar Dias (PDT-PR) ressalta a importância das homenagens ao dia Internacional do Cooperativismo, comemorado neste primeiro sábado de julho, dia 5.  "É uma data muito importante para o cooperativismo no mundo. No Brasil, o movimento cooperativista nasceu no Paraná, em 1844, quando se organizou o movimento para a criação da primeira cooperativa brasileira", salienta.

Fortalecimento econômico - Osmar Dias considera que o desenvolvimento do cooperativismo é fundamental para fortalecimento econômico do Paraná e do Brasil. Ele lembra que cerca de 60% dos agricultores paranaenses fazem parte de algum tipo de cooperativa.  Na opinião do senador, a forte presença do cooperativismo no Estado, setor que responde por 60% do PIB da agropecuária do Paraná, explica o sucesso no progresso e na modernização da agricultura e da agroindústria paranaenses.

Importância - "A participação do cooperativismo no Paraná movimenta hoje cerca de R$ 18 bilhões de reais com o faturamento anual. Isso viabiliza a pequena propriedade, porque 85% dos produtores cooperados são agricultores familiares. Ser cooperado é importante porque, isoladamente, seria muito difícil para os agricultores vencerem as dificuldades do setor. Unidos eles conseguem comprar os insumos a preços mais reduzidos e comercializar com mais segurança as suas safras", observa Osmar ressaltando que mais da metade de todos os investimentos em agroindustrialização realizados nos últimos anos no Paraná foram feitos pelas cooperativas organizadas no setor produtivo.

Projeto de lei - O senador paranaense defende a aprovação do projeto de lei de sua autoria que moderniza o cooperativismo no Brasil. "O cooperativismo pode ser mais forte no Brasil se o governo federal der mais atenção ao setor tornando mais competitivas todas as áreas do cooperativismo. Temos ainda o cooperativismo do trabalho, de crédito, entre outros, que são muito importantes para a organização da sociedade e no sucesso das suas atividades econômicas e sociais. O cooperativismo tem sido a alavanca do desenvolvimento dos nossos estados e do País. As cooperativas merecem a nossa homenagem e o apoio daqueles que ocupam cargos públicos para que o cooperativismo continue crescendo para tornar a nossa sociedade mais forte", finaliza o senador paranaense. (Imprensa parlamentar)

Conteúdos Relacionados