DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO: Ocepar celebrou a data com três lançamentos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 350 pessoas compareceram à solenidade comemorativa ao 84º Dia Internacional do Cooperativismo, realizada na noite de sexta-feira (14/07), pela Ocepar, na Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. Compareceram à solenidade, conduzida pelo presidente da organização, João Paulo Koslovski, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, secretário da Agricultura do Paraná, Newton Pohl Ribas, o presidente da Itaipú, Jorge Samek, o diretor do BRDE, Paulo César Furiatti, os deputados federais Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, Max Rosenmann e Luiz Carlos Hauly, o deputado estadual Élio Lino Rusch, o desembargador presidente da Abracred, Paulo Habith, e os diretores da Ocepar Franz Borg, Luiz Roberto Baggio e José Otaviano de Oliveira Ribeiro. Também 17 cooperativa enviaram à solenidade comemorativa associados e diretores.
Livro comemorativo – A Ocepar aproveitou a data para comemoração seus 35 anos de constituição, fazendo três lançamentos: o livro “Ocepar 35 anos – mais de um século de história”; o III Prêmio Ocepar de Jornalismo, e Novos Produtos Cooptur, com apoio da faculdade Unicenp. O livro, escrito pelo jornalista Eloy Olindo Setti, da área de comunicação da Ocepar, traz um resumo dos 35 anos de atuação da Ocepar. Segundo o autor, “é um resumo, pois, em 35 anos, o cooperativismo paranaense produziu resultados que exigiriam milhares de páginas para serem contados”. Resgata parte da história das cooperativas precursoras da Ocepar e conta, cronologicamente, os principais fatos que ocorreram após 1971. “Mostra a determinação das lideranças que, através da união, construíram um sistema integrado através de sua organização e que hoje é referência nacional. É o resultado da cooperação de cada um dos milhares de integrantes das nossas cooperativas”, afirma. Da redação à conclusão, o autor contou com a colaboração constante do presidente, dos superintendentes, assessores, gerentes e outros profissionais da Ocepar e Sescoop.
III Prêmio Ocepar de Jornalismo – O III Prêmio Ocepar de Jornalismo foi o segundo produto lançado durante a solenidade. Com o tema “Cooperativismo: apoiando a cooperação, desenvolvendo as pessoas”, o prêmio vai distribuir R$ 32.000,00 em prêmios aos vencedores do 1º ao 3º lugar de cada uma das categorias: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, e mídia cooperativa. As inscrições ao prêmio começam na próxima semana, quando a regulamento será publicado na página da Ocepar na Internet, e podem ser feitas até o próximo dia 1º de novembro. O III Prêmio Ocepar de Jornalismo tem o apoio financeiro do Sicredi Paraná e da Federação Unimed. A condição para participação do prêmio é que as reportagens façam referência ao cooperativismo paranaense.
Produtos Cooptur - O terceiro lançamento da noite foi “Produtos Cooptur”, da Cooperativa Paranaense de Turismo, constituída em dezembro de 2004, presidida por Dick Carlos de Geus, ex-presidente da Ocepar. De Geus fez a apresentação dos roteiros eslavo-germânico e holandês da cooperativa, cuja promoção, agora, tem o apoio da Faculdade Unicemp. A Cooptur realizou um convênio com a Unicemp para a realização de cursos de imersão em cooperativismo, com duração de 3 ou 6 dias, com visitas às cooperativas que fazem parte dos roteiros turísticos: Camp (Prudentópolis), Capal (Arapoti), Batavo (Carambeí), Castrolanda (Castro) e Agrária (Entre Rios – Guarapuava). O curso Imersão em Cooperativismo tem o apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR. O professor de turismo da Unicenp, Eduardo Milk, fez uma apresentação, durante a solenidade, sobre os cursos oferecidos pela faculdade.