Diretores da Ocepar e da Fecoopar discutem ações de apoio a Rio Bonito do Iguaçu, em reunião ordinária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Diretores da Ocepar e da Fecoopar estiveram reunidos nessa quinta-feira (13/11), de forma online, para a discussão de pautas relevantes para o cooperativismo paranaense e para a deliberação de alguns projetos. Entre os temas em pauta estiveram a apresentação dos balancetes da Ocepar e da Fecoopar até 31 de outubro, a aprovação da data-base dos colaboradores de ambas as casas, a atualização sobre registro atual de cooperativas, uma proposta de homenagem a cooperativas, a aprovação de uma nova etapa do trabalho de gerenciamento de risco de imagem vinculada ao PRC300 – projeto 29, o encontro estadual de cooperativistas no final do mês, a participação do Sistema Ocepar na COP30, e a atualização sobre o envolvimento do Sistema Ocepar e das cooperativas nas ações de apoio a Rio Bonito do Iguaçu.
O presidente José Roberto Ricken destacou a atenção do Sistema Ocepar à necessidade de preparar as cooperativas para momentos de maior sensibilidade. “Há técnicas e maneiras próprias que podem apoiar uma cooperativa em momentos de sensibilidade e exposição, e é isso que queremos oferecer a vocês, dando início a esse trabalho com um mapeamento das ações já desenvolvidas pelas cooperativas”, destacou.
O coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, explicou que, nesta sexta-feira (14/11), todas as cooperativas deverão receber um questionário contendo 13 perguntas para medir a maturidade dos trabalhos de gerenciamento de risco de imagem realizados pelas cooperativas. “Este é o início de uma ação que irá resultar na entrega de um manual de gestão de risco de imagem, que será plural e flexível, acessível para cooperativas de diferentes portes e ramos. Para atingirmos esse resultado, contamos com a participação de todos, compartilhando suas boas práticas e se envolvendo nesta iniciativa, que terá outros desdobramentos”, disse, ressaltando a importância de ter preferencialmente um profissional da área da Comunicação para responder a pesquisa.
“É o profissional da Comunicação quem deverá ficar na linha de frente quando houver uma situação que coloque a imagem da cooperativa em risco, no atendimento à imprensa ou a formadores de opinião e, por isso, pedimos que preferencialmente seja essa pessoa que participe deste levantamento”. O questionário conta com 13 perguntas e leva em média 15 minutos para ser respondido. O prazo para a devolução é dia 24 de novembro de 2025.
Rio Bonito do Iguaçu
O presidente Ricken também falou sobre as ações do Sistema Ocepar e das cooperativas para apoiar a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, que teve boa parte de suas casas e comércios destruída por um tornado no dia 7 de novembro.
Cerca de 20 cooperativas estão empenhadas na recuperação do município, com campanhas de arrecadação de donativos – sejam materiais ou em depósito financeiro – com apoio local, na região do desastre, da Coprossel, que está disponibilizando suas estruturas para o recebimento de donativos, com mais de 60 pessoas envolvidas diretamente na triagem e encaminhamento.
“Neste momento, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig, está organizando a logística para o recebimento de donativos porque será necessário adequar a região para o recebimento”, explicou Milléo Filho.
O tornado de Rio Bonito do Iguaçu atingiu 15.660 pessoas, com 835 atendimentos médicos. Deste total, 23 pessoas seguem internadas em hospitais de Guarapuava e Cascavel. Foram registrados sete óbitos.
FOTO: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar