EDUCAÇÃO COOPERATIVA: Encontro Interestadual reúne mais de 500 participantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar, por meio do Sesccop/PR, e o Sicredi Central PR/SP estão promovendo no Cietep, em Curitiba, a terceira edição do Encontro Interestadual PR/SP do Cooperjovem e A União Faz a Vida, reunido mais de 500 profissionais ligados aos dois programas, que são desenvolvidos em escolas municipais visando disseminar os princípios cooperativistas entre alunos do ensino fundamental. O evento foi aberto pelos presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, e do Sicredi Central PR/SP, Manfred Dasenbrok, na noite desta quinta-feira (25/10). O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, foi representando pela coordenadora de Integração de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação, Juara Regina Arthury de Almeida Ferreira. A solenidade foi ainda prestigiada pelo gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Maucício Alves, presidentes de cooperativas e representantes de secretarias municipais de Educação. 

Boa notícia – Koslovski iniciou seu pronunciamento ressaltando uma importante conquista para o cooperativismo paranaense. “Gostaria dar uma boa notícia para os professores que aqui estão. Hoje à tarde, eu participei, no Palácio Iguaçu, da assinatura da sanção da Lei Cooperativista do Estado do Paraná e um dos artigos, aliás, o maior deles, trata exatamente da educação cooperativista. Vamos torcer para que, efetivamente, nós possamos inserir o cooperativismo no currículo escolar, mesmo que de forma transversal, para que possamos levar esse grande instrumento, não só para as cooperativas, mas para  a sociedade, para que todo o ser humano possa desempenhar suas ações com mais solidariedade e mais cooperação e, assim, nós tenhamos uma sociedade mais justa”, disse o presidente da Ocepar.

Quebra de paradigma – Ele destacou o empenho dos professores que atuam nos Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida. “Vocês estão fazendo um trabalho voluntário, com a participação da prefeitura, da cooperativa, enfim, de todos que estão envolvidos nesses programas. Esse é o diferencial. Vocês estão quebrando o paradigma. Estão nos ajudando a melhorar a sociedade brasileira, quiçá a sociedade mundial. Vocês estão construindo uma obra coletiva com essa sementinha que está sendo plantada no dia a dia dos alunos que fazem parte desse projeto. Essa sementinha jamais vai ser esquecida na medida em que ela prega a solidariedade, a cooperação e, evidentemente, essa pessoas serão melhores formadas”, frisou. “Vocês estão ajudando a construir uma sociedade que saberá distinguir o certo do errado. Uma sociedade que vai colocar o coração como leme de suas ações, antes da razão”, acrescentou. “Dessa forma, estão efetivamente nos ajudando a construir um mundo melhor, como propagou a ONU para celebrar o Ano Internacional do Cooperativismo”, disse ainda.

Parceria – Ao falar em nome do secretário da Educação, Flávio Arns, a coordenadora de Integração de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação, Juara Regina Arthury de Almeida Ferreira, afirmou que o governo valoriza a parceria com o setor cooperativista. “Nós acreditamos que, por meio da educação, nós conseguimos transformar muitas coisas e as parcerias são muito importantes. As possibilidades estão se abrindo por meio desses dois programas que, para nós, são de grande valia, não só para os alunos das nossas escolas, mas para toda a comunidade. Nós acreditamos no cooperativismo e, ao levar a essência do cooperativismo às escolas, estamos oportunizando levar o conhecimento e o desenvolvimento aos nossos alunos”, afirmou Juara.

Investimento na educação – O presidente do Sicredi Central PR/SP também falou sobre a importância das cooperativas investirem na educação. “A União Faz a Vida é o nosso principal programa de responsabilidade social e foi a opção que fizemos pela educação. Temos certeza que esse trabalho vai perdurar. Estamos preparando essa geração, formada por nossos representantes no futuro e que vão saber conduzir as nossas organizações com sucesso”, frisou. Dasenbrock destacou ainda a preocupação do setor com a sustentabilidade, inclusive na organização do Encontro. “Por essência, 70% dos projetos desenvolvidos pelo programa A União Faz a Vida são ligados à sustentabilidade. Todo o nosso trabalho tem essa filosofia. Por isso, esse evento também é sustentável. De acordo com estimativas do Sesi, estaremos produzindo nesses dois dias 22 toneladas de CO2, que procuraremos compensar com o plantio de 140 árvores, que vão sequestrar essa quantidade de gás carbônico gerada aqui. No ano passado foram geradas cerca de 19 toneladas de CO2 e 119 árvores foram plantadas”, informou.

Revista e premiação – Na noite desta quinta-feira também foi realizado o lançamento da terceira edição da revista Vida Cooperativa, que traz exemplos de vários projetos bem sucedidos desenvolvidos por meio dos dois programas. Houve ainda a premiação dos finalistas paranaenses do 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e o reconhecimento dos prêmios do A União Faz a Vida. Na sequência, aconteceu uma apresentação cultural do grupo CBBrass. O Encontro Interestadual prossegue até esta sexta-feira (26/10), sendo que a programação abrange palestras dos profissionais Moacir Gadotti e Fernando Sobreira e apresentação dos resultados da “Ação Cooperativa”, mobilização realizada nos meses de julho e agosto para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas.

Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é promovido em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 9.274 alunos, 414 professores, de 184 escolas e participação de 14 cooperativas.

A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 196 escolas, 27.211 alunos e 2.054 educadores.

{gallery}noticias/2012/outubro/26/educacao_cooperativa/{/gallery}

Conteúdos Relacionados