EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA I: Encontro reúne 500 educadores e lideranças em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 500 pessoas estão participando do Encontro Estadual dos Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida. O evento foi aberto na noite desta quinta-feira (04/11), no auditório do Cietep, em Curitiba, e está reunido presidentes de cooperativas, superintendentes regionais, assessores de programas sociais, gerentes, secretários de Educação, coordenadores locais, professores e assessores pedagógicos. De acordo com os organizadores, a ideia é proporcionar maior aproximação entre os profissionais que atuam nos dois programas. O Cooperjovem, executado pelo Sescoop/PR, e o A União Faz a Vida, do Sicredi, são dirigidos ao desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania. O Encontro sela mais um passo no sentido de congregar e fortalecer as duas iniciativas.
Abertura - Os presidentes do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski; da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, e da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, participaram da abertura oficial. "O Cooperajovem e o A União Faz a Vida são dois programas fortes e que já se estabeleceram no Estado. Nesse sentido, temos contado com a importante contribuição dos professores, que são o elo de ligação entre cooperativismo e as escolas, contribuindo para propagar entre os estudantes o espírito de solidariedade, cooperação, auto-ajuda e tantos outros valores intrínsecos ao cooperativismo. Dessa forma, esses educadores já estão formando os nossos futuros cooperados", afirmou o presidente da Ocepar. "Houve uma grande sensibilidade por parte do Sicredi em caminhar junto conosco nessa promoção da educação cooperativista, dando um exemplo de verdadeira intercooperação", acrescentou Koslovski. O presidente da Central Sicredi PR também ressaltou a parceria entre os dois programas. Manfred Dasenbrock lembrou que um protocolo de intenções já havia sido assinado entre o Sicredi e o Sistema Ocepar, no último mês de maio, com o propósito de unir esforços. "É uma satisfação estarmos trabalhando juntos. É um exercício da intercooperação, exemplo maior dos princípios cooperativistas", disse.
Parceria - "Os programas A União Faz a Vida e o Cooperjovem têm objetivos muito próximos e atingem, via de regra, as mesmas comunidades. Então, seria absolutamente inconveniente do ponto de vista estratégico não ter uma parceria entre os dois programas. Nós líderes temos que tomar a dianteira disso, como foi feito aqui no Paraná por meio das lideranças da Ocepar e do Sicredi que, de pronto, viram que são dois programas que têm o mesmo objetivo e que irão desenvolvê-los juntos", acrescentou o presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong.
Integração - Depois da abertura, houve a apresentação de palestra ministrada pelo consultor e sócio-proprietário da Ame Treinamento e Desenvolvimento, Eliseu Felipe Hoffmann. Em seguida, foram organizadas atividades de integração. O palestrante alertou os participantes de que esta integração proposta pelas entidades aconteça na prática por todos os personagens envolvidos. "Precisamos somar para não dividir, este é um dos lemas que norteiam o cooperativismo".
Palestrantes - O encontro prossegue nesta sexta-feira (05/11), com palestras ministradas por Eduardo Shinyashiki e Luiz Carlos de Queirós Cabrera. Shinyashiki vai tratar do tema "A arte do conviver do aprender". Já Cabrera vai abordar a questão do "Líder educador". A programação do evento contempla ainda dinâmicas de grupo e a apresentação de trabalhos desenvolvidos com apoio dos dois programas.
Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 9.700 alunos, 552 professores, de 131 escolas, em 42 municípios e participação de 12 cooperativas.
A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná são 20 municípios participantes, abrangendo 143 escolas, 21 mil alunos e 1,8 mil educadores.