EDUCAÇÃO: Inscrições para o Paraná Alfabetizado serão feitas durante todo o ano letivo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As inscrições de alunos e educadores no programa Paraná Alfabetizados, programa que tem o apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, poderão ser feitas durante todo o ano letivo. A Secretaria da Educação vai contratar de imediato 1,7 mil professores alfabetizadores. "Deixamos a data em aberto também para os educadores se candidatarem a qualquer tempo, porque eles são fundamentais na formação das turmas", afirma o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral. "Assim, o programa convocará educadores sempre que se fizer necessário", completa.

Seleção - Wagner explica que os alfabetizadores selecionados serão chamados assim que houver novas turmas. A contratação imediata de 1,7 mil alfabetizadores é necessária devido à ampliação do número de turmas, que atualmente passam de 5 mil, podendo chegar a 7 mil no final deste ano. O número de alunos neste ano supera 75 mil. A meta é que esse número chegue a 100 mil alunos até o final de dezembro.

Remuneração - A remuneração para os educadores é de R$ 260 mensais, mais R$ 28 de auxílio-despesa. O edital pode ser consultado pelo site www.paranaalfabetizado.pr.gov.br. Eles são contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado. Os interessados devem procurar a diretoria da escola ou os Núcleos Regionais de Educação mais próximos. A prioridade de contratação é dos professores das redes municipal e estadual. Podem se inscrever também professores habilitados que não estejam exercendo o magistério. No caso de lugares de difícil acesso, há a possibilidade de contratação de pessoas com formação de nível médio.

Combate ao analfabetismo - O programa Paraná Alfabetizado teve início em 2004 e tem como meta superar o analfabetismo no Estado. "Queremos que até 2010 todos os adultos e idosos paranaenses saibam ler e escrever", diz Wagner do Amaral. "A intenção é ultrapassar o índice preconizado pela Unesco, de 97%, e chegar a 99% da população", informa.De 2004 a 2006, o programa Paraná Alfabetizado atendeu a mais de 131 mil pessoas. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios do IBGE, o Paraná tinha, em 2004, 7,9% de sua população analfabeta. Em 2006, eram 6,5%. Com o número de alunos matriculados neste ano, esse percentual deve cair ainda mais. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em conjunto com o Ministério da Educação, conta com a parceria e o apoio de mais de 50 instituições governamentais, não governamentais e sindicatos. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados