EDUCAÇÃO: Secretário pede apoio das cooperativas para erradicar analfabetismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, esteve na manhã desta sexta-feira (15/06) na sede da Ocepar, onde foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Na ocasião, o secretário apresentou um programa para erradicar o analfabetismo. “O Paraná caminha firmemente na direção da superação do analfabetismo, que é uma triste realidade do Brasil inteiro”, disse Maurício. Segundo ele, o Paraná alfabetizou mais de 130 mil pessoas através do Programa Paraná Alfabetizado. A maioria dessas pessoas está em regiões carentes, no meio rural.
Percentuais - O secretário explicou que a Unesco estabelece como razoável admitir até 3% de sua população analfabeta. No Brasil, esse percentual chega a 12%. No Paraná, fica em 5,2%. “Se a sociedade inteira se organizar e se mobilizar em torno dessa tarefa tão nobre de alfabetizar quem não teve essa oportunidade na idade certa, tenho certeza que conseguiremos dar esse passo, que é largo, mas está ao nosso alcance em dois três anos, que é reduzir o analfabetismo no Paraná a níveis aceitáveis para uma sociedade civilizada”, declarou Maurício Requião.
Estímulo cooperativo – O secretário disse que, com o apoio das cooperativas, o Paraná poderá ser território livre do analfabetismo. “A secretaria está contratando e capacitando professores. Queremos que as cooperativas nos ajudem a formar turmas, a motivar as pessoas analfabetas a participarem do programa, criar condições para que elas participem. Tenho certeza que através de uma parceria da Secretaria da Educação com o movimento cooperativista aumentaremos muito nossa capilaridade e nosso alcance”, disse. O secretário lembra que muitas pessoas não puderam se alfabetizar em função da necessidade do trabalho, de condições financeiras e falta de infra-estrutura no local onde moravam. “Queremos resgatar esse direito de ler e escrever e dominar as operações e aspirar à continuidade de seus estudos”, completou.
Vocação social - Ao comentar parcerias antigas entre a Ocepar e a Educação, Maurício comentou que é fundamental que todo tipo de parceria seja realizada, especialmente quando se fala em educação. “Numa área crítica, onde faltam recursos, não podemos admitir desperdício de recursos pela ausência de entendimento entre órgãos públicos e instituições com vocação social. O cooperativismo tem essa importância histórica, é fundamental na nossa economia e no desenvolvimento social”, analisou.
Sescoop – Segundo João Paulo Koslovski, o Sistema Ocepar vê com entusiasmo a proposta apresentada pelo secretário e vem ao encontro daquilo que o próprio sistema tem realizado em suas diversas ações através do Sescoop. “O Sescoop tem dentro de suas diretrizes a questão educacional e mais particularmente o acesso à leitura e a escrita. Precisamos apenas estudar mecanismos de como participar de forma direta deste programa, envolvendo todas as cooperativas do estado”. O dirigente disse que algumas cooperativas paranaenses já realizam programas de alfabetização. Koslovski fez questão de frisar ao secretário de que a Ocepar, através do Sescoop Paraná tem investido maciçamente em educação, especialmente com realização de cursos de pós-graduação, MBA e treinamentos diversos. “Somente no ano de 2006 nós treinamos mais de 104 mil pessoas onde foram investidos cerca de R$ 7,5 milhões em treinamentos no Paraná”. Ficou acertada uma nova reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Sistema Ocepar, para detalhar esta importante ação de cidadania.