EMBAIXADOR DE CUBA RENIU-SE COM DIRETORIA DA OCEPAR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na sua primeira visita oficial ao Paraná, atendendo um convite da Ocepar, o embaixador de Cuba no Brasil, Jorge Lezcano Pérez, disse ter ficado impressionado com o desenvolvimento que o setor agropecuário desfruta no Estado. Perez, que esteve acompanhado do cônsul geral Rafael Suárez Tabares e do cônsul Rafael Rivacobal, disse, ontem (8), em Curitiba, que "grandes são as possibilidades de se fazer negócios e intercâmbios com as cooperativas paranaenses. Cuba e o Brasil têm muito em comum e precisam fortalecer suas relações cada vez mais. Estamos levando do Paraná, da Ocepar, uma mensagem bastante otimista para esta aproximação, creio que num futuro bem próximo poderemos tornar tudo isto em fatos práticos e concretos, pois há interesse das duas partes e isto já é um bom começo", lembrou.
Negócios - No ano de 2001, Cuba comprou do Brasil aproximadamente US$ 130 milhões, em grande parte, produtos do setor do agronegócio. Cuba mantém relações comerciais com diversas empresas brasileiras, como a Ceval, Perdigão, Sadia e Frangosul e vê agora a possibilidade de aumentar esta participação em suas importações junto às agroindústrias cooperativas paranaense. Diante das dificuldades de conseguir matéria prima para produção de ração para frangos, o governo cubano decidiu paralisar temporariamente a produção de frango no país, pois a conclusão era de que importar ficaria mais barato do que produzir. Esta seria também uma das possibilidades de haver negócios entre as cooperativas paranaenses e Cuba. O Paraná é o maior produtor de frango do Brasil, com uma produção de 622 milhões de cabeça por ano - 19% da produção nacional. O Estado é o segundo exportador do setor (28% do total de exportações).
Cana - Na área de cana-de-açúcar, Cuba quer aumentar o intercâmbio tecnológico com o Brasil. "Somos grandes produtores de cana e queremos agora investir mais na modernização do setor e na tecnologia para o aproveitamento dos sub-produtos", informou o cônsul Rafael Ribacoba, que acompanhou o embaixador. Segundo ele, uma das idéias é aproveitar o bagaço da cana na produção de aglomerados para a indústria moveleira, reduzindo assim a demanda por florestas.
Presentes - Participaram da reunião com o embaixador de Cuba na Ocepar, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e dos vice-presidentes, Luiz Roberto Baggio (Cooperativa Bom Jesus), Ari Antonio Reisdoerfer (Camisc), Valter Vanzella (Sudcoop), José Aroldo Gallassini (Coamo), Franke Dijkstra (Batavo), Eliseu de Paula (Corol), Johan van Arragon (Fecoerpa), Almir Montecelli (Coceal), Alfredo Lang (Coopervale), o deputado federal, Moacir Micheletto, Murilo Zanello Milléo, diretor do Sindaspp, Samuel Milléo Filho, assessor de imprensa e o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.
Encontros - Durante sua estada em Curitiba, o embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Pérez, além de manter contato com a diretoria da Ocepar e com dirigentes de cooperativas, se reuniu com o Secretário da Agricultura do Paraná, Deni Schwartz, da Saúde, Luiz Carlos Sobania, da Educação, Alcyone Saliba, da Casa Civil, Cid Campelo, com diretores da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), com o presidente da Rede Paranaense de Comunicação, Francisco da Cunha Pereira e universidades.