EMBRAPA: Paraná tem mapas de solos atualizados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um mapa em escala 1:600.000 (cada cm corresponde a 6 KM) que permite uma visão global do Estado do Paraná, já está à disposição na internet, depois da parceria firmada entre Embrapa Solos, do Rio de Janeiro, Embrapa Florestas, de Colombo (PR) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), apoiador do projeto. O material atualizado contempla, principalmente, a nova nomenclatura proposta pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, implantado em 1999 e atualizado este ano. O documento contém também 22 mapas regionais, na escala 1:250.000, acompanhado de um boletim explicativo que facilita o entendimento das imagens. Na prática, segundo Gonçalo de Farias, pesquisador da área de solo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Curitiba, o novo mapa visualiza melhor os corpos naturais (plantas, animais, solos, etc), que tiveram pequenas imperfeições corrigidas em relação ao mapa de 1981. ‘‘O novo mapa dá uma visão das condições do espaço terrestre paranaense, o que permite explicar melhor a natureza desse espaço ou a história biológica dele’’.
Base - De acordo com o pesquisador, toda a sociedade vai se beneficiar com o projeto. ‘‘As informações servirão de base para que técnicos de várias áreas construam estradas, definam tipos de plantações em determinadas áreas, corrijam imperfeições de solos para determinadas culturas, etc’’. Segundo Farias, ‘‘é mais um meio físico importante para o planejamento de todo o Estado’’. O mapa de solo contribui também para o aprimoramento do zoneamento agrícola no Estado. ‘‘Além do clima e da topografia, uma das bases do zoneamento agrícola é o solo, por isso, o mapa pode contribuir nessa área, dando uma visão mais ampla da área, apesar das culturas se influenciarem muito mais por razões climáticas’’, afirma Farias.
Precisão maior - Para o pesquisador da Embrapa Solos do Rio de Janeiro, Sílvio Bhering, a edição dos ‘‘Mapas de Solos do Paraná’’, que teve o mapeamento iniciado na década de 80, pemite uma ‘‘precisão muito maior da informação’’. ‘‘São duas décadas de diferença. Temos um material mais atualizado, com uma visão global do Estado’’. Ele acrescenta que a atualização do mapeamento permitirá um planejamento grande, inclusive em nível municipal. ‘‘Serão feitas parcerias com os municípios para elaboração de planos de desenvolvimento municipal, baseados nas informações dos mapas’’.
Boletim - Uma parceria entre o Iapar e a Embrapa Solos, fechada durante a solenidade de comemoração dos 35 anos do Instituto, no final do mês passado, permitirá a confecção de boletim técnico e um CD-ROM com os novos mapas. As obras deverão ficar prontas e à disposição do público até o final do ano. A parceria também garante a impressão e distribuição dos mapas em todas as instituições públicas do Estado.
Serviço - Os mapas em meio digital estarão em breve disponíveis na Mapoteca Digital da Embrapa Solos no endereço da Embrapa Solos: www.cnps.embrapa.br. Podem ser consultados através do endereço: http//200.20.158.13/website/pub/parana-solos (Folha de Londrina)