Embrapa participa do rally da safra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa este ano da terceira edição do Rally da Safra 2006, expedição que analisa as condições da safra brasileira de grãos 2005/2006. O slogan é "Uma viagem ao Brasil que produz". Entre 14 e 31 de março, quatro equipes formadas por agrônomos, técnicos, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos percorrerão, simultaneamente, os principais pólos de produção de grãos no País, somando 14 estados e 76 municípios, num total de 25 mil quilômetros percorridos. A largada oficial acontece neste dia 14/03, em Brasília,
Participação - A Embrapa vai contribuir com a metodologia para avaliação da safra e apoio logístico por meio da participação de pesquisadores e técnicos da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Soja (Londrina-PR) e Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Serão realizados dois tipos de levantamento de campo: um qualitativo e um quantitativo. Cada equipe cobrirá de três a cinco trajetos diferentes, ampliando a abrangência da coleta de dados sobre a produtividade das lavouras de soja e de milho. Essas culturas foram escolhidas por representarem 80% da safra brasileira de grãos. No total, serão realizadas avaliações de campo em 72 áreas agrícolas com informações de aproximadamente 1,5 mil amostras de campo.
Visitas - Serão visitados os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul pela Equipe Sul. Já a Equipe Centro-Oeste percorrerá Goiás e Mato Grosso. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal serão visitados pela Equipe Sudeste. Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins estão na rota da Equipe Norte/Nordeste. As zonas produtoras nesses estados representam 99% e 95%, respectivamente, da produção nacional de soja e de milho. (Fonte: Mapa)